Pedido de perdão de Dom Williamson
Dom Richard Williamson
O site Montfort tem a alegria de publicar a nobre carta que Sua Excia. Monsenhor Richard Williamson dirigiu ao Papa através do Cardeal Castrillón Hoyos, reconhecendo o mal que suas declarações causaram à Igreja e ao Santo Padre, assim como à própria FSSPX.
Nossa alegria é tanto maior porque temos discordado diametralmente das posições de Dom Wiliamson. Mas sempre que alguém reconhece um erro que cometeu e pede perdão, há que dá-lo de coração inteiro. Quanto mais quando exprime seu arrependimento com tanta humildade quanto grandeza. Uma carta desse porte redime toda culpa.
Dom Williamson errou gravemente ao defender uma opinião falsa e comprometedora sobre o genocídio, sempre condenável.
Ficamos comovidos, e também admirados, pela grandeza que esse Bispo revelou ter, ao confessar publicamente com as palavras do profeta Jonas sua culpa, e seu pedido de castigo, sua penitência e seu pedido de perdão.
Deus tenha toda misericórdia e que engrandeça ainda mais a alma desse Bispo, que, se foi culpado, errado e infeliz em suas afirmações, foi nobre, sincero e humilde em seu arrependimento.
Só na Igreja se encontra tal grandeza.
Orlando Fedeli
Carta do Bispo Richard Williamson ao Cardeal Castrillón
À Sua Eminência Cardeal Castrillón Hoyos
Eminência
Em meio desta tormenta dos meios de comunicação causados por imprudentes afirmações minhas na televisão sueca, peço a V. Emcia. que aceite, somente como é próprio do respeito, meu sincero pesar por ter causado a V. Emcia. e ao Santo Padre tão desnecessária angústia e problemas.
Para mim, tudo o que interessa é a Verdade Encarnada, e os interesses de Sua única verdadeira Igreja, somente através da qual podemos salvar nossas almas e dar eterna glória, em nosso pequeno caminho, a Deus Todo Poderoso. Portanto, tenho um só comentário a fazer, tirado do profeta Jonas, I, 12:
“Agarrai-me e jogai-me ao mar, e o mar se acalmará para vós, pois sei que é por minha culpa que vos sobreveio esta grande tempestade.”
Por favor, aceite também, e transmita ao Santo Padre, meu sincero e pessoal agradecimento pelos documentos assinados quarta-feira passada e tornados públicos, no Sábado. Muito humildemente ofereço uma Missa por ambos.
Sinceramente seu, em Cristo
+Richard Williamson
[Tradução: Montfort. Texto original em inglês no site Dinoscopus, blog de Dom Williamson]