Igreja e Religião
Ecclesia Dei passa ao ex Santo Ofício, diálogo com os lefebvrianos
Raffaella

Papa Ratzinger já o havia anunciado em Março passado, na Carta dedicada ao caso Williamson e à revogação da excomunhão dos Bispos consagrados por Lefebvre, enviada aos Bispos de todo o mundo.
No próximo 4 de Julho, o cardeal Darìo Castrillòn Hoyos, atual presidente da Ecclesia Dei, fará 80 anos e deixará o cargo por atingir os limites de idade.
A comissão será, pois, presidida pelo Prefeito do ex Santo Ofício, o cardeal americano William Joseph Levada.
O vice presidente monsenhor Perl permanecerá em seu posto, enquanto não for nomeado um novo secretário em substituição do falecido Mario Marini.
Justamente hoje de manhã, a agência francesa IMedia revelou, que na reunião da “feria quarta” os cardeais membros da Congregação para a Doutrina da Fé estabeleceram uma primeira plataforma para o início do diálogo com os lefebvrianos. Diálogo que compete ao supremo Dicastério doutrinal, enquanto os seguidores de Lefebvre sustentam que, com o Concílio Vaticano II, a doutrina católica é que foi mudada, e pedem que sobre isso haja o esclarecimento devido. tendo em vista um formal retorno da Fraternidade São Pio X à Igreja Católica.
Enquanto isso, como foi antecipado, dias atrás, pelo Il Giornalele, neste próximo sábado deveria ser anunciada a nomeação do secretário da Congregação do Culto Divino, monsenhor Malcom Ranjith Patabendige Don, como Arcebispo de Colombo.
Para seu lugar será designado o atual sub-secretário do ex Santo Ofício, o dominicano Di Noia.
[Tradução: Montfort. Texto original em italiano no blog Andrea Tornielli]
Para citar este texto:
"Ecclesia Dei passa ao ex Santo Ofício, diálogo com os lefebvrianos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/ecclesia-dei-santo-oficio/
Online, 22/02/2025 às 22:19:41h