Temas
- Arte e Cultura
- Canto Gregoriano
- Ciência e Fé
- Concílio Vaticano II
- Defesa da Fé
- Doutrina Católica
- Ecumenismo
- Espiritismo
- Filosofia
- Gnose
- Heresias
- História
- Liberalismo
- Liturgia
- Modernismo
- Moral
- Nossa Senhora
- O Papa
- Política e Sociedade
- Protestantismo
- RCC
- Santa Missa
- Socialismo e Comunismo
- Teologia da Libertação
- TFP
Canto Gregoriano
7° Encontro Montfort de Canto Gregoriano
5a. Oficina de Canto Gregoriano
Em sua quinta edição, a Oficina de Canto Gregoriano acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto
Exultet: convite para lançamento do novo CD de Gregoriano
No Mosteiro de São Bento dia 16 de julho às 17h30.
Tra le sollicitudine - sobre a Música Sacra
São Pio X, neste Motu Próprio centenário, mas de aplicação atualíssima - e necessária em nossos tempos de abusos litúrgicos -, estabelece as normas para a música sacra, decretando a supremacia do Canto Gregoriano sobre quaisquer formas musicais adequadas ao serviço litúrgico.
O Canto Gregoriano faz sentir a unidade da Igreja, declara Bento XVI
“Não há dúvida de que o Canto Gregoriano”, escreveu o Papa João Paulo II no Breve “Jubilari Feliciter” de 1980, “continua a ser o liame musical que une os católicos”, e “que faz sentir a unidade da Igreja”, como declarou o Papa Bento XVI.
O Canto Gregoriano: Histórico e Conceituação
Apresentação - Canto Gregoriano Brasil
Apresentação do site Canto Gregoriano Brasil
Canto Gregoriano e canções da comunidade eclesial de hoje -- duas missas, duas liturgias, duas teologias
A propósito da entrevista do Mons. Valentí M. Grau, Presidente do Instituto Pontifício de Música Sacra, publicada pela ZENIT, sob o título: “O CANTO GREGORIANO DEVERIA RETORNAR”
O alarme: Canto Gregoriano? Agora é uma raridade.
Hoje a inserção do canto gregoriano na liturgia se apresenta claramente forçada - porque a concepção básica é diferente. Enquanto na velha liturgia concedia-se amplo espaço a momentos de silêncio e de meditação do sacerdote, a regra da nova Missa (o Novus Ordo Missae, promulgado em 1969 por Paulo VI, ndr) privilegia a intervenção em massa dos fiéis. Desta forma – prossegue – falta tempo material para cantar longos trechos; além disso, alguns trechos estão em clara contradição com a nova concepção.
Canto Gregoriano: como e porque foi sufocado no seu próprio berço
O prior do mosteiro “Papa Gregorio Magno”, de Roma, enriquece com novos detalhes a narrativa do desastre musical depois do Concílio (Vaticano II). Vaticano que até hoje não faz nada para remediar.
Canto Gregoriano: a música sacra por excelência
Papa Bento XVI: "Desejo (...) que se valorize adequadamente o canto gregoriano, como canto próprio da liturgia romana" (Sacramentum Caritatis). Em consonância com as palavra do santo Padre, neste artigo buscaremos demonstrar, de forma bastante resumida, o valor dado pela Igreja Católica ao Canto Gregoriano, hoje posto de lado na maioria das paróquias.
Lauda Sion Salvatorem: Canto Sacro, Beleza e Conteúdo Doutrinário
O presente artigo faz uma análise de duas composições sacras para uma mesma festa litúrgica, a festa de Corpus Christi. As duas peças musicais, apesar se serem destinadas à mesma festa, divergem enormemente em estética musical, o que revela a grande diferença existente entre o repertório gregoriano e o atualmente executado na maioria das missas celebradas pelo mundo todo.
Os símbolos no Canto Gregoriano: parte 1
Continuando uma sequência de artigos sobre a música litúrgica trataremos do simbolismo presente nas peças do repertório gregoriano, explorando a imensa beleza contida nesse estilo musical.