Temas
- Arte e Cultura
- Canto Gregoriano
- Ciência e Fé
- Concílio Vaticano II
- Defesa da Fé
- Doutrina Católica
- Ecumenismo
- Espiritismo
- Filosofia
- Gnose
- Heresias
- História
- Liberalismo
- Liturgia
- Modernismo
- Moral
- Nossa Senhora
- O Papa
- Política e Sociedade
- Protestantismo
- RCC
- Santa Missa
- Socialismo e Comunismo
- Teologia da Libertação
- TFP
Concílio Vaticano II
A Religião do Concílio Vaticano II - Parte II
Esse estudo trata da relação do Concílio Vaticano II com a Fenomenologia, filosofia que dá a chave da ambigüidade dos textos do Concílio. Numa primeira parte, se analisará o pecado de Adão. A seguir, estudar-se-á o pecado da Modernidade, parte em que se analisarão as principais escolas filosóficas modernas, especialmente a Fenomenologia. Finalmente se estudarão os textos do Vaticano II e sua relação com a Fenomenologia.
A Religião do Concílio Vaticano II - Parte III
Numa banca de livros usados—onde se encontram normalmente obras gastas e sem valor, mas onde também, por vezes, se pescam pérolas raras, caiu-me nas mãos, a preço ridículo, um livro com uma estranha ilustração na capa. Era uma foto do princípio do século – parecendo até ante diluviana – retratando um desfile de senhores sisudos, fazendo alas a um estandarte enorme. Todos portavam um como que avental e insígnias
A Religião do Concílio Vaticano II - Parte I
Esse estudo trata da relação do Concílio Vaticano II com a Fenomenologia, filosofia que dá a chave da ambigüidade dos textos do Concílio. Numa primeira parte, se analisará o pecado de Adão. A seguir, estudar-se-á o pecado da Modernidade, parte em que se analisarão as principais escolas filosóficas modernas, especialmente a Fenomenologia. Finalmente se estudarão os textos do Vaticano II e sua relação com a Fenomenologia.
Jean Guitton e o Modernismo no Concílio Vaticano II: Parecer de Brescia
Polêmica sobre o modernismo no Concílio Vaticano II com o Instituto Paulo VI de Brescia
Jean Guitton e o Modernismo no Concílio Vaticano II: Resposta ao parecer de Brescia
Sobre a grave confissão de Guitton, o Instituto Paulo VI de Brescia se limitou a emitir seu “Parecer”, aplicando-o somente ao âmbito da “Revelação”, entendida conforme o documento Dei Verbum, enquanto que Guitton se referiu à influência do Modernismo no Vaticano II de forma ampla
Participação de Paulo VI no Concílio Vaticano II
"o Papa e alguns poucos do clero a seu favor conseguiram derrubar propostas muito mais revolucionarias e modernistas usando de metodos nada honestos"
Concílio Vaticano II: Como lidar com ele?
"Professor, o Sr. tem esperança que o Concilio seja revisto? Independente da resposta, o Sr. não teme uma divisão na Igreja pelas interpretações diversas nascidas do concilio?"
Padre confessa que o Concílio Vaticano II proclamou uma doutrina diferente da doutrina católica de sempre
"Diferentemente de posições antigas, que viam o mundo humano como inimigo a ser combatido - muitas vezes como pecado a ser evitado -, a Gaudium et Spes olha positivamente para o mundo e a sociedade e, ao CONTRÁRIO DO REGIME DE CRISTANDADE, vai com eles dialogar"
O fim do Concílio Vaticano II será também o fim da Igreja
"Não vivemos mais na Idade Média e a Igreja não é mais a única detentora do saber,aliás hoje o seu conhecimento se reduz ao saber da fé. A razão cada vez mais dela se afasta e continuará se afastando.Pior os homens também."
Se não fosse o Concílio Vaticano II o senhor já teria ardido em uma fogueira
"Se não fosse o Concílio Vaticano II, o Senhor Leigo Orlando Fedeli, sequer poderia ser o Diretor de uma associação Católica. O Senhor seque poderia chamar um padre pelo nome. O Senhor não poderia sequer Ler uma Bíblia em seu idioma. Estaria assistindo uma missa com um breviário na mão e um folheto na outra para entender os "mistérios" que são celebrados."
Ser contra o Concílio Vaticano II é combater o Espirito Santo
"Querer defender a Igreja Católica, é agir como Judas Iscairotes, se formo ver era o que Judas queria fazer e o que fez, quando deu conta do estrago se enforcou"
A falta de caridade e o silêncio do canonista Edson Sampel
Gostaria imensamente, e se for possível, de ler a carta do Edson Sampel, postada no blog do Pe. Joãozinho, "hoje estrategicamente retirada".
Qual Concílio Vaticano II?
"Lendo o excelente artigo do prezado Professor Orlando - Bento XVI, a FSSPX e a revolta dos bispos modernistas - recentemente publicado, recordei de uma pequena análise comparativa que fiz com relação àquilo que disse o Vaticano II a respeito da autoria dos Santos Evangelhos."
Concílio Vaticano II: destinado para o mal
"Poderia ter sido outro e desfecho do Vaticano II?"
Qual a diferença entre concílio infalível e concílio pastoral?
"qual a diferença entre concílio infalível e concílio pastoral, não no sentido da palavra, pois concilio infalível como o nome já diz, é um concílio sem erro ou falha, mas sim no sentido dogmático da nossa fé e moral católica! Qual a diferença entre eles?"
O site Montfort é contrário ao Concílio Vaticano II?
"O site Monfort é conhecidamente contrário ao Concílio Vaticano II, portanto, não devia ser dado tanto crédito a um site que é contrario ao que a Igreja Católica ensina."
Não há erros no Concílio Vaticano II nem na missa nova
"o Papa Bento XVI, na sua tarefa de apascentar o rebanho do Senhor, já deveria anunciar (denunciar) a toda a Igreja os “erros do Concílio e de Paulo VI”, propondo soluções. Entretanto ele ainda não o fez"
16/01/2010: palestras do Prof. Orlando, Profa. Ivone e Guilherme em Pouso Alegre/MG
Senhor Orlando moro em Pouso Alegre, MG. Aqui infelizmente nossa Igreja esta desfacelada pela T.L. e pela RCC. Precisamos de socorro e penso que o senhor poderia nos auxiliar.
O que a Montfort defende?
Leitor confuso ataca sem saber doutrina católica e a posição da Montfort
Testemunho
"Antes vítima do sentido panteísta e gnóstico a qual causou o concílio vaticano segundo, pensava eu que apenas a fé salva que o importante é estar na igreja sem importar em qual, nào tinha noção da grandiosidade da SANTA E UNA IGREJA CATÓLICA ROMANA, a qual única instituida por NOSSO SENHOR JESUS O CRISTO, através de SÃO PEDRO a rocha, a qual as portas do inferno não prevalecerão sobre ELA"
Grandeza e humildade admiráveis de uma alma sacerdotal
"estudando e analisando tudo que diz respeito ao período da nossa Sacratíssima Igreja, pós Concilio Vaticano II tenho que reconhecer que realmente existem abusos, e desde já, muito envergonhado pela minha atitude, saiba que eu, serei um grande precursor de seu site a todos os fieis de minha paróquia."
Grandeza e humildade admiráveis de uma alma sacerdotal - II
"saiba que eu, serei um grande precursor de seu site a todos os fieis de minha paróquia. (...) Que Deus o abençoe e que a beatíssima Virgem Maria cubra o senhor com seu manto materno de infinito amor e poder."
Quanto mal o Concílio Vaticano II fez aos católicos
"Quantos, católicos, dizem que a Igreja matou milhares de pessoas. Quantos dizem que a Igreja é santa e pecadora! Quantos já cometeram sacrilégio, comungando em pecado mortal!"
Novo cisma dentro da Igreja?
"o senhor não teme um novo cisma dentro da Igreja??? Um cisma desta vez encabeçado pelos lideres destes movimentos, uma vez que nosso Papa Bento XVI, pela Glória de nossa Igreja,parece intencionado a reverter o quadro que hoje se apresenta"
Protestante apóia o Concílio Vaticano II
Rezo a Deus por um Fidel em nosso pais para levar voces para o Paredon, cuja cova vai dar no inferno.
Qual a posição oficial da Igreja sobre o Concílio Vaticano II?
O que foi declarado, nesse Concílio, dogma que antes já não era? O que há de Novo?"
Recusar o Concílio Vaticano II é recusar a Igreja
"sua atitude e ensinamento perante o Concílio NÃO É CATÓLICA. Contextando ou recusando o Concílio, contexta e recusa o sentir universal da Igreja. É uma atitude Cismática."
Concílio Vaticano II: nem dogmático, nem pastoralmente correto
O próprio Paulo VI declarou que o Vaticano II não se arrogou valor dogmático infalível. O Vaticano II não formulou nenhum dogma. Portanto, não exige adesão de fé divina e católica, porque pretendeu ser só pastoral. E, como demonstra o Cardeal Biffi, nem pastoral foi, corretamente.
Membro de Congregação Mariana é expulso por discordar da mentalidade pós-conciliar
Carta de um ex-membro da Congragação Mariana, expulso por discordar da nova mentalidade pós-conciliar
Repreensão dura e caridosa produz arrependimento - II
Repreensão dura e caridosa produz arrependimento
Publicamos a carta de um jovem que pretende ser sacerdote e a nossa resposta, porque cremos que elas podem dar ânimo e arrependimento a quem se cala por falta de coragem. Que Deus fortaleça as almas sacerdotais, e os jovens que desejam ser padres, a fim de que sejam Padres heróicos, dando verdadeiro testemunho de Cristo até o sangue. Jamais cães mudos
Abaixo os dogmas da Igreja; viva o Concílio Vaticano II e o ecumenismo!
Que besteirol ficar discutindo filosoficamente se o CVII é infalível ou não. O que importa mesmo é que tal Concílio abriu as portas para o ecumenismo e admitiu que a salvação está em todas as religiões e não só na Católica."
Abaixo os dogmas da Igreja; viva o Concílio Vaticano II e o ecumenismo! - II
"sr. prefere padres de sacristia e católicos que não saem da igreja àqueles que vivem junto aos que mais necessitam (...) o sr. compactua com o pensamento conservador de alguns membros da Igreja de que fora da Igreja não há salvação. Então pergunto novamente: o que será dos 5 bilhões de seres humanos não-católicos?"
´O doce veneno da Montfort` - acusações do Pe. Henrique Soares
"O site Montfort desautoriza o Papa Paulo VI e seus sucessores e, assim, põe-se em rota de colisão com a Igreja. A fidelidade à Igreja católica não é a uma Igreja idealizada, mas à Igreja de hoje, com seus pastores e seus desafios! (...) o pessoal do site Montfort desautoriza e tenta esvaziar o Concílio Vaticano II"
O Concílio Vaticano II será eterno, ao contrário de vocês
Estou aqui para lhes dizer que o CVII Sempre existirá, e sim, será eterno, pois ainda que pastoral, deve ser seguido, senão, pra que ele existiu?
Contexto histórico do Concílio Vaticano II
Comentário de um artigo do Côn. Henrique Soares, de Maceió, criticando o site Montfort e defendendo o Concílio Vaticano II
Concílio Vaticano II ou Concílio da Igreja em Laodicéia?
"Um Concílio que não se propõe a tornar claro o mistério de nossa fé, na medida em que se é exigido este esclarecimento, não tem qualquer serventia para a Igreja"
Concílio Vaticano II: 41 anos de conquistas ou de fracassos?
"Teria a comunidade Católica espalhada pelo mundo motivos para comemorar ? Provavelmente não ! Analisemos algumas ocorrências pós-Vaticano II, na desastrosa tentativa de “atualização” da Igreja aos tempos modernos"
Prof. Felipe de Aquino escreveu o que não pensa, e não pensa o que escreveu
"peço que por gentileza corrija um erro que cometi ao digitar a frase "nem tudo dele é heresia"; minha intenção foi escrever "nem tudo deles é heresia", me referindo ao protestantismo e não ao sagrado Concílio Vaticano II."
Desonestidade intelectual contra o Prof. Felipe Aquino
"Refiro-me ao artigo Prof. Felipe de Aquino confessa que há heresias no Concílio Vaticano II"
Anticristo e Concílio Vaticano II
O Cardeal Biffi, pregando ao Papa e aos Cardeais, no Vaticano, embora se fundamentando no nada católico Soloviev, afirmou que o Anticristo convocaria um Concílio Ecumênico e que o anticristo seria pacifista, ecumênico e ecologista.
Concílio Vaticano II: criador da ´Nova igreja`
Pe. J.B. Libânio: "Depois do Concílio Vaticano II já não tem sentido manter o modelo hierárquico, mas sim construir o modelo Povo de Deus"
O papel da Associação Montfort: um bem ou um mal para a Igreja?
"O sr. Orlando Fedeli criou um impasse teologico com suas teses que quiça nem ele mesmo tenha percebido; ademais, um individuo que apesar de sua inegável cultura geral,participou da organização conhecida como tfp,não poderia mesmo estar isento de erros ; deveria por isso prestar mais atenção em suas afirmações , deveria por isso ser mais humilde , deveria ser mais capaz de autocrítica"
Sobre FSSPX e IBP
"o que me moveu a escrever-vos foi a tão atual questão da fundação do Instituto Bom Pastor (IBP) e uma possível reconciliação com Roma, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX)."
Algumas considerações sobre a polêmica do Concílio Vaticano II e a Missa Nova
"O Espírito Santo que é o guia e luz para a Igreja de todas épocas e tempos estava ou não presente neste Concílio ? Se estava, porque o resultado do mesmo foi tão desastroso para a "Ecclesia Dei"?"
Raiva e sofisma em defesa do Concilio Vaticano II
"Com que autoridade um leigo se acha no direito de dizer o que é certo e o que é errado e principalmente de julgar um concilio onde toda a Igreja se reune no intuito de identificar quais são as diretrizes para a construção do reino de deus????"
Padre diz que o Concílio Vaticano II quis ensinar que o Reino de Deus pode ser dado a um budista ou islâmico
"o concíclio ao se tratar por exemplo do ecumenismo, ele em suma quis dizer o seguinte: o reino é de Deus e, sendo dele, ele o dar a quem ele quiser. porerá mesmo dá-lo a um budista, um islamita..."
Em defesa de D. Lefebvre e D. Mayer
Artigo enviado por leitor faz a defesa de D. Lefebvre e D. Mayer
Maçons e Comunistas se rejubilaram com o Concílio Vaticano II
"o Vaticano II foi uma resposta necessária às tendências modernistas: era preciso adaptar-se aos novos tempos, em vista de barrar o avanço do Modernismo".
Absurdos no folheto da Missa
"PARA QUE A IGREJA SUPERE SEU FECHAMENTO E SE ABRA AO DIÁLOGO COM OUTRAS IGREJAS CRISTÃS"
Obrigatoriedade de aceitar o Concílio Vaticano II
"O fato de o Syllabus aparentemente atritar com o Vaticano II não me surpeeende. Na verdade, as proibições de Pio IX eram absolutas para o contexto da época"
Será provável uma anulação do Concílio Vaticano II?
"Será que o Santo Padre teria a vontade, condições, apoio e coragem suficientes para tal empreendimento?"
Critica nada sincera
"não acha que algumas de suas opiniões são radicalmente contrarias às da Igreja e muitas vezes demagogas? ,vão contra ao que diz muitos cardeais e bispos da Igreja, muitos deles, bem mais preparados teologicamente , filosoficamente, doutrinalmente e liturgicamente, que o Sr.?, estaria o sr. certo e os Bispos errados ?, aceita o concílio Vaticano II?"
Discurso do Papa à Cúria Romana com o balanço de 2005
"Gostaria de ouvir sua opinião, especificamente sobre o trecho em que ele fala sobre os 40 anos do Concílio Vativano II e as duas hermenêuticas que giram em torno deste Concílio."
`Pastoralidade`: cavalo de Tróia do Concílio Vaticano II
"Assim, os primeiros fizeram passar, sob a cobertura desta palavra inocente, toda uma renovação teológica, infelizmente muito mal ajustada a um sistema doutrinal que em aparência permanecia intacto. Estamos longe, ainda hoje, de sair desta ambigüidade inerente aos textos do Vaticano II".
Papa Bento XVI convida a manter vivo o espírito do Concílio Vaticano II
Papa convida a manter vivo o espírito do Concílio Vaticano II ao recordar os quarenta anos de seu encerramento
Carta a um Avestruz de truz
´Desvirtuou-se o sentido da Eucaristia, também é para adorar, mas antes de tudo é comida.`
O Espírito do Concílio Vaticano II
A retomada orquestrada do ´Espírito do Vaticano II`
Se há tantas mentiras, onde encontrar a verdade?
"Não encontro, nas igrejas católicas de minha cidade (Campo Grande/MS) a mesma Igreja de Roma; cada padre faz o que quer e diz obedecer ao Bispo"
Sínodo dos bispos e a missa
"quero saber se a liberação da Missa da tradição dependeria de alguma forma deste Sínodo que se está encerrando ou se tal pode se dar a partir da decisão do Romano Pontífice tão somente"
Magistério Ordinário da Igreja - infalível no Concílio Vaticano II?
"A sua alma está em perigo por acusar d egnóstico texto que a Igreja tem por infalível, na forma Ordinária. João Paulo II já ensinou que o Vaticano II não contradiz o pré-concílio, se assim o fosse, seria a prova d eque a Igreja seria uma falsa instituição."
Secularização eclesiástica pós Vaticano II
"Chega de aceitar a vontade de todos. Nos católicos somos obrigados a agüentar todas as religiões dando palpites na nossa, mandando, fazendo. Somos moeda de troca em cultos protestantes."
Agradecimento e dúvida sobre Concílios
"com tantos movimentos criados dentro da Igreja e a dispersão de alguns do ensinamento tradicional e a entrega ao modernismo e ao ecumenismo, o senhor acha que seria viável a convocação para um novo Concílio"
O lobo no redil: Pastor protestante faz sermão no santuário de Aparecida
"Milton Schwantes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, prega na novena de Nossa Senhora Aparecida"
Entrevista com Jean Guitton:`Lefebvre estava Certo!`
"O Concílio foi perfeito. Mas em sua aplicação, quantos erros! A Fé enfraqueceu. Mesmo a verdade perdeu força. A Igreja católica abandonou proclamar-se a Única Igreja Verdadeira. Orou junto com Protestantes, com outras religiões. Nos seminários, Freud, Marx, Lutero tomaram o lugar de Aquino, Ambrósio, Agostinho"
Abusos ecumênicos
"Na matriz foi feito um "culto ecumênico" onde o mesmo foi presidido por uma pastora luterana, a homilia feito por um pastor batista e os cantos pelos membros da igreja adventista, tudo isso dentro da igreja católica"
Heresias e política na paróquia
"Eu ja vi o meu paroco fazendo praticamente campanha politica no lugar da missa (...) existem pessoas que participam de cultos protestantes e ainda comungam o corpo de Cristo "
Ecumênico Pe. Zezinho
"Religião é como a nossa mãe. Bem educados, nós falamos bem, elogiamos, gostamos de nossa mãe mais do que de qualquer outra mãe, mas respeitamos, elogiamos e admiramos também os outros e as mães deles."
Concílio Vaticano II à luz da Tradição
"Gostaria de saber sua opinião acerca da posição de alguns católicos que defedem a idéia de interpretar o Concílio Vaticano II à luz da tradição como meio de sanar as ambiguidades."
Espanha ordena primeiro padre casado do país
"Um bispo da Igreja Católica da ilha espanhola de Tenerife ordenou um padre neste fim de semana apesar de ele ser casado e pai de dois filhos."
Igreja fria e retardada
"Creio que você ou o "senhor" não deseja mais uma Igreja fria e retardada como antes co Concílio Vaticano II?"
Retorno do filho pródigo (acordo Roma-FSSPX)
"não compreendi sua empatia para com os dois excomungados Dom Lefebvre e de Dom Mayer"
Heresias no Concílio Vaticano II
"o Concílio Vaticano II pode ser "anulado", ou se podemos instituir o Vaticano III, para maiores consertos doutrinários."
Alguns pensamentos para agosto (D. Willianson, FSSPX)
Importantíssimo texto de D. Willianson (FSSPX) sobre o acordo entre os Tradicionalistas e o Vaticano
Uso de hábitos religiosos
"Observo também como as congregações abandonaram o uso do hábito religioso, alguns dizem que foi devido ao vaticano II, mas em nenhum documento do vaticano II encontro que o hábito deveria ser abandonado."
O Concílio Vaticano II foi dogmático?
Como sustentar que o Vaticano II tenha sido pastoral se possui constituições dogmáticas?
Eclesiologia do Vaticano II
"esses "teólogos" que induzem ao erro eclesiológico, quando não propõem o próprio erro, não seriam eles pessoas inteiramente de má-fé? Ou realmente os textos do Concílio [Vaticano II]oferecem margens a esses desvarios eclesiológicos?"
Por que os padres não usam batina?
"quando foi abolido o uso obrigatorio da batina? e quem aboliu? o papa joão paulo II quando asumiu ordenou o uso obrigatorio da batina nas dependencia do vaticano!"
Vaticano II, um Concílio Pastoral
Papa João XXIII, sobre o Concílio Vaticano II: "A finalidade principal deste Concílio não é a discussão de um ou outro tema da doutrina fundamental da Igreja,(...) e dever-se-á usar a maneira de apresentar as coisas que mais corresponda ao magistério, cujo caráter é prevalentemente pastoral" .
Ambigüidades do Vaticano II
"se o espirito do concilio fosse cumprido nao teria havido aproveitamentos indevidos"
Concílio Vaticano II - referências bibliográficas
Leitor pede orientação de estudo sobre o Vaticano II.
Contradições do Vaticano II
"se um Papa ensinou infalivelmente que existe apenas um caminho para o Pai e apenas uma Igreja Verdadeira, como o Concílio Vaticano II pode dizer ao contrário?"
Alma de animais, Vaticano II, TFP e Montfort
Leitora pergunta sobre alma de animais, protesta a favor do Vaticano II, e pergunta se temos ligação com a TFP
Quinta-feira, 20/10: A falsa direita e sua influência no movimento católico
Congresso sobre a Missa de São Pio V e o Motu Próprio
Congresso sobre a Missa de São Pio V e sua relação com o Motu Próprio a ser promulgado em breve pelo Santo Padre.
Lançamento do livro "Carta a um Padre - Considerações acerca do Concílio Vaticano II", do Prof. Orlando Fedeli
A Editora Veritas tem o prazer de convidá-lo para o lançamento de mais um livro de Orlando Fedeli: "Carta a um Padre: considerações acerca do Concílio Vaticano II" no dia 12/04/2007 das 19 às 22:00hs na Livraria Martins Fontes (Av Paulista, 509 lj 17)
O ponto de vista dos teólogos
A mentalidade secularizada que impregna nossas sociedades parece penetrar na Igreja com o risco de colocar em perigo a integridade da liturgia
Bispo lança livro e desafia leis da Igreja
Sobre o recém-lançado livro de Dom Clemente Isnard, Bispo emérito de Nova Friburgo
Os integristas esperam o levantamento das excomunhões
O líder dos lefebvristas, Monsenhor Fellay, espera que as excomunhões lançadas em 1988, brevemente sejam levantadas, «Talvez daqui até o fim do Outono », segundo ele.
SSPX nega diálogo doutrinário
Novas notícias espalhadas primeiramente em sites e blogs de língua Francesa na última semana, afirmando que a Sociedade de São Pio X (SSPX) esteve em discussões doutrinárias secretas com teólogos da Santa Sé, são incorretas, de acordo com o serviço oficial de notícias da Sociedade
Estarão discutindo o infalível?
Reproduzimos importante notícia sobre as discussões teológicas sobre o Concílio Vaticano II. Será que o impossível teria acontecido?
Bispos italianos declaram-se contrários a Bento XVI e à Missa de Sempre
Bispos italianos declararam que são contra a Missa de sempre por razão teológica: a Missa de sempre não se coaduna com a Eclesiologia nascida do Concílio Vaticano II
Cardeal Barbarin, de Lion: ´Igreja vive uma grande mudança`
“A Igreja vive uma grande mudança”, ela “se movimenta o tempo todo”, afirma o cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, em uma entrevista ao Jornal de Saône-et-Loire
Mistério Papal: Bento XVI está subestimando o Vaticano II por decretos?
Ao tomar duas decisões controversas este mês – abrindo as portas para ampla celebração da Missa Tridentina e declarando a Igreja Católica Romana como a única verdadeira “igreja de Cristo” – o Vaticano insistiu que nenhuma crença ou prática essêncial foi mudada
Cardeal Lehmann declara: "Eu não acredito na Igreja"
Entrevistador: Existem mais e mais pessoas que não acreditam na Igreja ou na Cristandade, que são céticas... Lehmann: Eu não acredito na Igreja e nem nesta [Cristandade].
"Eu busco as ovelhas perdidas" - Entrevista com Pe. Krolikowski sobre o IBP
"O Instituto do Bom Pastor tem aí um importante papel a desempenhar – levantar a discussão sobre o Concílio Vaticano II, tendo sempre em vista o bem da Igreja. A Igreja não sairá da crise de um dia para o outro, mas isso será fruto de um combate de longa duração, combate no qual o instituto conta participar."
Estudo aponta fatores para o decréscimo de sacerdotes em Portugal
O resultado do "estudo" realizado em Portugal, apontando as possíveis causas da atual crise nas vocações sacerdotais, certamente seria o mesmo em qualquer outro país do Ocidente, considerado como ´católico`. Ele indica três causas básicas: 1ª - "queda da natalidade"; 2ª - "diminuição de casamentos" e 3ª - "um arrefecimento do fervor religioso"
Papa Ratzinger readmite a ala direita anti-conciliar na comunhão eclesial
Teólogo modernista considera que Bento XVI deu uma bofetada no Concílio Vaticano II enquanto que outros temem o sepultamento deste concílio
Cardeal Seper acusa os escândalos ocorridos depois do Vaticano II
"No há dúvida de que se ultrapassaram todos os limites do tolerável. Há pouco tive em mãos um “Catecismo” holandês, que não tinha nada que ver com a religião cristã."
Entrevista com D.Fellay (FSSPX): `o Papa vê o Concílio como pedra de tropeço`
`É um Concílio que se quis pastoral e que jamais se disse infalível, e que, por isso mesmo pode ser sujeito de discussão. O Concílio Vaticano II, por sua própria natureza, é historicamente superável. Pode-se discuti-lo, não se deve fazer dele um dogma`
Novos padres da `Nova Igreja`
Se os nosos tempos são tempos de "novas evengelizações", seria possível pensar que esta possa ser dignamente conduzida com a banalidade e lugares comuns não católicos como mostram estas imagens?
Card. Schönborn lamenta secularização eclesiástica pós Vaticano II
O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, lamentou a que considerou `maciça auto-secularização` da Igreja desde o Concílio Vaticano II.
Encontro de Mons. Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, com o Papa Bento XVI
O que se lê nas entrelinhas do Comunicado do Vaticano é que foi feito um acordo entre a Santa Sé e os lefrevistas, e que ele será publicado por etapas, em tempo razoável, isto é, logo que for possível, pela superação de certos obstáculos de ordem político-eclasiástica.
As estatísticas pós-Vaticano II provam!
Livro de Maggiolini: bispo denuncia o declínio da Igreja
Controvérsias: A falsa direita e sua influência no movimento católico (20/10/2016)
Robson Nascimento, Fernando Schlithler e Alberto Zucchi responderam ao vivo a perguntas de nossos leitores.
Apresentação do Congresso Montfort 2014 - Tradição e Nova Evangelização
Apresentação das palestras ministradas durante o Congresso Montfort de 2014, que teve como tema "Tradição e Nova Evangelização".
Controvérsias: Perguntas e respostas sobre o Concílio Vaticano II - Hermenêutica da Continuidade ou da Ruptura (17/07/2015)
Prof. Alberto Zucchi e Robson Nascimento respondem a perguntas de nossos leitores sobre a Hermenêutica da Continuidade e da Ruptura, na análise do Vaticano II – categorias lançadas por Bento XVI em seu Discurso à Cúria de 22 de dezembro de 2005.
Um esquema crítico da doutrina do Concílio Vaticano II (1962 - 1965)
O Professor Orlando apresenta a estrutura de doutrina do Concílio Vaticano II (CVII), destacando os pontos mais importantes.
O alvo visado é o Concílio Vaticano II
PROLITURGIA - movimento favorável à Missa nova nascida do Concílio Vaticano II -, critica o Episcopado francês. Arcebispo de Paris afirma que a defesa da Missa de sempre é, no fundo, uma crítica radical ao Vaticano II
Obediência seletiva - Concílio Vaticano II e nova missa
Geralmente, os padres que se mostram ferozes inimigos da Missa de sempre, que se colocam como teólogos solícitos da defesa da Fé pastoral do Vaticano II e da Nova Missa de Paulo VI – sempre dizendo-se obedientes ao Papa – são os que nem ligam ao que o Papa ensina ou manda.
O alvo visado é o Concílio Vaticano II
PROLITURGIA -- movimento favorável à Missa nova nascida do Concílio Vaticano II--, critica o Episcopado francês. Arcebispo de Paris afirma que a defesa da Missa de sempre é, no fundo, uma crítica radical ao Vaticano II.
Necessidade relativa da escola católica: mentalidade fruto do Vaticano II
Relativização da educação no Concílio Vaticano II
O Semeador, o Plantio e os Grillos
A surpreendente convocação do Concilio
Entrevista do Monsenhor Loris Capovilla a respeito da convocação do Concílio Vaticano II
Concílio Vaticano II criticado em congresso realizado em Roma
Contando com a significativa presença de dois cardeais, diversos bispos e ilustres monsenhores e sacerdotes, bem como com conhecidos leigos católicos, realizou-se em Roma, do dia 16 a 18 de dezembro último, um congresso com o tema: “O Vaticano II: um concílio pastoral. Análise histórica, filosófica e teológica"
A luz da tradição e o Concílio Vaticano II
Se o Vaticano II precisa ser interpretado “à luz da Tradição”, então é melhor ir diretamente ao que ensina infalivelmente a Tradição. Em vez de citar o Vaticano II, e discutir em que sentido se deve entender o que ele diz de modo ambíguo ou polissêmico, devemos ir diretamente ao que ensina o Magistério infalível tradicional.
Fátima e o Apedrejamento do Papa Bento XVI
O apedrejamento será literal ou metafórico? Apedrejar o Papa no Vaticano é impossível, tal a distância do Palácio Apostólico com relação à Praça de São Pedro. O apedrejamento então é metafórico.
A serpente se esconde sob a erva. A colegialidade do Concílio Vaticano II condenada já por Pio VI
Livro recente de Monsenhor Brunero Gherardini condena a ´colegialidade` da Lumen Gentium
A pastoralidade e a infalibilidade do Concílio Vaticano II
Muito se tem discutido, especialmente no Brasil, e apaixonadamente, sobre o Vaticano II. Alguns afirmaram, sem qualquer base na sã doutrina e na realidade, que o Vaticano II foi infalível. A Montfort sempre defendeu a tese de que o Vaticano II, tendo sido convocado com fins pastorais por João XXIII, caráter confirmado por Paulo VI em sua reconvocação do Concílio, assim como em seu discurso de encerramento, não foi, nem poderia ser infalível. Por isso, várias pessoas, muito precipitada e arbitrariamente, apodaram-nos de hereges. E, para elas, não têm adiantado nem mesmo as contínuas afirmações do Cardeal Ratzinger e, agora, de Bento XVI, que atestam com muita clareza e com autoridade que o Vaicano II não foi infalível. Agora, a publicação da obra de Monsenhor Brunero Gherardini - Vaticano II, un Discorso da Fare — veio colocar esse problema nos eixos.
Voltando a Roma: as discussões sobre o Concílio Vaticano II.
Acabo de voltar de Roma. Mas o título deste artigo é Voltando a Roma. Pois quero tratar do retorno do Papa a Roma anterior ao Vaticano II. Dom Bosco teve uma visão desse retorno em uma famoso "sonho" que Deus lhe deu sobre a grave crise da Igreja a que estamos assistindo.
Começa se esvair a cortina de fumaça de ópio pós-conciliar: o verdadeiro valor normativo e cogente do Vaticano II
O site messainlatino.it acaba de publicar um comentário a um artigo do Padre Manfred Hauke, demostrando que o Concílio Vaticano II, tendo sido pastoral, nada teve de dogmático, não podendo se exigir dos fiéis um assentimento tal como se ele fosse um Concílio dogmático infalível. Padre Manfred Hauke prova que o próprio Concílio nunca exigiu que suas afirmações fossem tidas como infalíveis, e jamais os textos do Concílio exigiram dos fiéis uma aceitação de fé divina e católica.
Sobre a nova historiografia conciliar sopra a inspiração de Bento XVI
Roma. O Concílio Vaticano II, até ontem empreitado através da leitura historiográfica da “escola de Bolonha”, começa a ser objeto de uma nova fase de reflexão histórico-crítica, que segue os impulsos da já agora célebre discurso à Cúria romana de Bento XVI de 22 de Dezembro de 2005. O próprio Papa Ratzinger tornou várias vezes a esse assunto: a última vez no discurso aos participantes da Reunião Plenária da Congregação para o Clero de 16 de Março de 2009, no qual o Papa reafirmou a necessidade de refazer-se “na ininterrupta Tradição eclesial” e de “favorecer nos sacerdotes, sobretudo nas jovens gerações, uma correta recepção dos textos do Concílio Ecumênico Vaticano II, interpretados à luz de toda a bagagem doutrinária da Igreja”.
Firmeza e respeito na diplomacia de Dom Fellay
A Montfort tem o prazer de publicar a tradução da última entrevista de Dom Fellay, tratando das próximas negociações com a Santa Sé, de importância imensa para a glória de Deus e a para o bem da Santa Igreja Católica. Esse prazer é redobrado pela habilidade com que Dom Fellay responde a perguntas delicadas com firmeza e respeito, ao mesmo tempo.
Texto de Hans Küng (1968) publicado no Le Forum Catholique
“Para muitos a crise na Igreja que estamos sofrendo desde o Vaticano II seria apenas conseqüência das interpretações progressistas de textos que, “à luz da Tradição”, não deveriam ter gerado todos os desvios a que se pode assistir dos anos sessenta até nossos dias. Parece, no entanto, que tal visão das coisas é contrária à realidade e essa é a opinião mesmo de personagens muito influentes no Concílio...
Entrevista com Alícia von Hildebrand sobre a crise na Igreja
A conversa a seguir com Dra. Alice Von Hildebrand abre nossa discussão para o foco desta edição: A Crise na Igreja – Cenários para uma Solução. Dra. Von Hildebrand, professora emérita de filosofia de Hunter College (City University of New York), acabara de completar The Soul of a Lion, uma biografia de seu marido, Dietrich.
Dom Lélis Lara fala sobre relação da Maçonaria e Igreja Católica
Publicamos um artigo sobre a palestra, feita numa loja Maçônica, por Dom Lélis Lara, Bispo Emérito de Itabira- Coronel Fabriciano, tratando das relações entre Igreja Católica e Maçonaria. (...) Depois disso, como desconhecer que o Vaticano II foi bafejado pelos “homens de boa vontade”? Isto é, desejado e favorecido pela Maçonaria?
Motu Proprio sobre os Lefebvrianos
É iminente o anúncio segundo o qual será a Congregação para a Doutrina da Fé, que supervisionará doravante os colóquios com os lefrevianos. É o que declara Mons. Bernard Fellay, Superior geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, à agência de imprensa "Zenit". E, com efeito, deveria ser já questão de dias, talvez ainda neste fim de semana, a publicação do «motu proprio» do Papa no qual será anunciada a nova colocação da Pontificia Comissão Ecclesia Dei – o organismo vaticano encarregado de “costurar” o cisma dos lefrevianos - sob a Congregação para a Doutrina da Fé.
Uma análise da atual crise eclesial
“O problema fundamental da causa atual não reside no fato de que o trabalho foi realizado depressa e correndo, que um velho cardeal torpe se encontrou desbordado, que as comunicações funcionaram mal ou que estamos diante de um pontífice que tem a tendência de tomar decisões solitárias. [...] Tampouco se trata do antissemitismo do bispo Williamson, por mais desleal e repugnante que seja. O núcleo do problema é de natureza teológica; referia-se à concepção da igreja em seus aspectos tanto institucionais como éticos”, escreve Peter Hünermann
As conversões doutrinárias Roma/FSSPX?
Um boato persiste cujos supostos protagonistas nem negaram nem confirmaram. Um ano antes da morte do Papa Wojtyla, o Cardeal Ratzinger teria incumbido um grupo de teólogos de iniciarem discussões teológicas discretas com os lefevristas.
Começa a ser dita a verdade sobre o Concílio Vaticano II
O bem conhecido jornalista Gianni Baget Bozzo acaba de publicar um artigo no qual comenta a recente Carta de Bento XVI aos Bispos do mundo
A `aceitação do Concílio`, pólvora molhada numa batalha que se está dando diante de nossos olhos?
Enviam-me de Roma um escrito que nestes momentos circula pela Curia, redigido pelo abbé Claude Barthe, sacerdote francês de reconhecido renome e em plena comunhão com a Igreja. A batalha está sendo encarniçada entre distintos organismos da Cúria, e entre relevantes personagens da mesma.
Autoridade em Liturgia do Vaticano faz novo apelo pela “reforma da reforma”
Uma autoridade chave do Vaticano pediu por decisões “ousadas e corajosas” para corrigir os abusos litúrgicos que surgiram desde as reformas do Vaticano II.
De uma condição prévia à outra
No início do ano de 2001, a Fraternidade Sacerdotal São Pio X especificou e levou ao conhecimento da Santa Sé “as três etapas” que lhe parecia necessário respeitar para continuar a trabalhar na resolução da crise doutrinal da Igreja e, por via de conseqüência, unicamente, à regularização canônica de sua própria situação. A exposição, tornada pública, desta linha estratégica foi acolhida com numerosas críticas desfavoráveis, sobretudo pelo motivo de que o princípio de comunicar a Roma, como primeira etapa, condições prévias a toda discussão com ela, pareceu, senão inadmissível, ao menos totalmente inadequado. Essa pretensão, já considerada exorbitante em si mesma, não dissimulava, além disso, uma vontade inconfessada da Fraternidade de ficar no seu canto e de deixar para as calendas gregas a hora de sua reintegração?
Conciliarismo
Chama-se conciliarismo o erro teológico que afirma ser o Concílio ecumênico superior ao Papa, podendo julgá-lo, condená-lo e até depô-lo.
Declaração heróica de Dom Mayer
Nosso Senhor Jesus Cristo dotou sua Igreja de um sacrifício perfeito, visível como convém à natureza dos homens. Fê-lo na véspera de sua Paixão, na Última Ceia, oferecendo-se como vítima ao Pai Eterno, sob as espécies de pão e vinho. E or¬denou a seus Apóstolos - que no momento constituiu sacerdotes - e aos seus sucessores, que renovassem aquele mesmo sacrifí¬cio, essencialmente idêntico ao do Calvário, embora incruento: o Santo Sacrifício da Missa.
Hoje a Nova Igreja não pode salvar, está fechada para reformas
A Igreja de modernistas e dos teólogos da libertação está fechada para a salvação e aberta para reformas, fechada para o povo e aberta para os teólogos
Hans Kung: ´O Concílio Vaticano II introduziu o modelo protestante na Igreja Católica!`
O Concílio Vaticano II foi o causador da ruína da fé, da auto demolição da Igreja. Só os afetados por cegueira voluntária é que teimam na defesa do mal que dizem não ver.
Os defensores do Concílio Vaticano II contra Bento XVI
Artigo do herege teólogo Juan Jose Tamayo em defesa do Concílio Vaticano II e contra o Papa Bento XVI
Concílio Vaticano II: Descemos a montanha?
Querem que desçamos a montanha para ir em busca das ovelhas perdidas, mas são eles os Pastores, e nós somos as ovelhas. Haverá testemunho mais eloqüente de negação da tradição do que este troca de dever entre pastores e ovelhas?
Ex geral dos jesuítas confessa que o Concílio Vaticano II trouxe uma nova fé
O pronunciamento do ex Geral dos Jesuítas, forçado a renunciar a seu cargo vitalício, é um manifesto progressista em defesa do Vaticano II e das posições teológicas mais extremadas dos promotores do “Espírito do Vaticano II”, condenado por Bento XVI, em seu discurso à Cúria Romana, em 22 de Dezembro de 2005
O Manifesto da Apostasia
Nos tempos atuais de imensa confusão e crise doutrinária, encontram-se padres, e até mesmo Bispos, proclamando doutrinas e posicionamentos os mais disparatados, em grande parte fundamentando-se numa “leitura” da letra do Vaticano II.
Monsenhor Rafaelle Nogaro: Contra o Papa, o Motu Próprio... e contra o Concílio Vaticano II!
Mons. Rafaelle Nogaro: "A missa em Latim é uma distorção do fato religioso. Nem mesmo professores universitários que ensinam latim rezam em latim. Este não é um instrumento apropriado para estabelecer uma verdadeira relação com Deus. Ajudar as pessoas a rezar é um esforço honrável. É isso que eu tentei fazer ao permitir o uso da Tenda de Abraão aos muçulmanos e a capela próxima a Catedral para ser usada pelo Ortodoxos."
Mais um lobo uiva contra Bento XVI
Mais um lobo modernista uiva na noite conciliar contra Bento XVI
Outro torpedo contra o Concílio Vaticano II
Devem os católicos obedecer a Paulo VI, que seguiu o “espírito do Vaticano II”, ao fazer uma Nova Liturgia violadora da letra do Concílio, ou devem seguir Bento XVI que condenou o “espírito do Concílio”?
Mais um torpedo contra o Concílio Vaticano II
Cardeal Henri de Lubac, mestre e inspirador do Concílio Vaticano II: o "O pós Vaticano II foi a vitória do protestantismo no interior da Igreja Católica"
Os acontecimentos atuais à luz de Fátima e dos sonhos de D. Bosco
A recente liberação da Missa de sempre feita pelo Motu Proprio do Papa Bento XVI, parece apontar para um novo passo em relação a Nossa Senhora: a publicação da íntegra do Terceiro Segredo de Fátima, que – ao que consta-- , prevenia contra a convocação do Concílio e contra a mudança da Missa, coisas que João XXIII e Paulo VI não atenderam.
Papa Bento XVI corrige o Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II ensinou que a Igreja ainda precisa de "purificação" (portanto, não é totalmente pura). Mas no compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o papa Bento XVI ALTEROU este ensinamento do Vaticano II e disse que a Igreja é sempre pura, e que somos nós, os seus filhos, que precisamos de purificação.
Torpedo do Cardeal Ratzinger atinge em cheio o Concílio Vaticano II
Cardeal Ratzinger: "algo que necessita de interpretação para continuar existindo, na verdade, já deixou de subsistir"
Terceiro Segredo de Fátima: Teria Nossa Senhora condenado o Concílio Vaticano II e a Missa Nova
Artigo de Antonio Socci prova que existe um texto do Segredo de Fátima que o Vaticano mantém secreto porque Nossa Senhora, ao que tudo indica, previra o desastre que seria o Vaticano II e a Nova Missa que ela teria chamado de apostasia
Teólogo da Libertação diz o que foi o Concílio Vaticano II
O Concílio Vaticano II, sendo propositadamente ambíguo, querendo ser interpretativo, nada definiu, nada ensinou com autoridade definitória. Como tê-lo como infalível? Como tê-lo como magisterial?
Foi revelado o Terceiro Segredo de Fátima?
Em Fátima, no Terceiro Segredo, Nossa Senhora previu o Concílio Vaticano II e a Missa Nova e os qualificou de suicidas
O Quarto Segredo de Fátima
Autor italiano da atualidade argumenta que o Terceiro Segredo de Fátima não foi revelado em sua totalidade. O secretário do Papa João XXIII admite que existam dois textos
E agora? Como fica o Ecumenismo? E como fica o Concílio Vaticano II
O Magistério de Bento XVI contradiz o que diz o Concílio Vaticano II com relação as ´sementes do Verbo` presentes nas religiões pagãs
Demolidores da Igreja
Análise do livro do Pe. Libânio, "A Volta à Grande Disciplina", onde se descreve o plano de auto-demolição da Igreja
O mais violento ataque ao Concílio Vaticano II
Num retiro de Quaresma para o Papa Bento XVI e os Cardeais da Cúria Romana, o Cardeal Biffi compara o Concílio Vaticnao II ao Anticristo
Tradição ou interpretação?
Condenando o “Espírito do Vaticano II“ Bento XVI deu razão à Tradição, ao dogma objetivo, que considera que há uma verdade objetiva e imutável, que é ensinada infalivelmente pela Igreja. Portanto, condenado a hermenêutica da ruptura, Bento XVI se aproximou da posição dos lefebvristas e da posição de São Pio X.
Carta aos chefes da cúria: A Igreja da França, uma catástrofe para a Igreja católica
"Socorro! O Episcopado francês, desde o Concílio, colocou a Igreja de joelhos. Um verdadeiro desastre! Uma descristianização profunda!"
O alvo visado é o Concílio Vaticano II
PROLITURGIA - movimento favorável à Missa nova nascida do Concílio Vaticano II -, critica o Episcopado francês. Arcebispo de Paris afirma que a defesa da Missa de sempre é, no fundo, uma crítica radical ao Vaticano II
Paulo VI: ´Liberar a Missa de São Pio V é condenar o Concílio Vaticano II por meio de um símbolo`
A Nova Missa exprime uma nova teologia diversa da teologia de Trento. A Nova Missa é a expressão da teologia democrática e antropocêntrica de Igreja da Lumen Gentium do Vaticano II. Por isso, permitir a Missa antiga de São Pio V é abandonar a teologia do Vaticano II, e, como afirmou rotundamente Paulo VI, isso equivale a condenar o Concílio simbolicamente.
Falta de Padres: de quem é a culpa?
Dizem-nos que, por falta de padres, não é possível garantir missas regulares em todas as paróquias e que os leigos devem doravante presidir os funerais. Falta de padres? Será que nos fizeram comer gato por lebre?
´LOBOS` uivam contra decisões do papa Bento XVI
Motivo: a Missa Tridentina e a crítica construtiva ao Concílio Vaticano II, duas prerrogativas do INSTITUTO DO BOM PASTOR
Polêmica com Prof. Felipe Aquino sobre o Instituto do Bom Pastor
Prof. Felipe de Aquino falseia a verdade sobre o recém criado Instituto do Bom Pastor dizendo que os integrantes do mesmo aceitam o Concílio Vaticano II
A Criação do Instituto do Bom Pastor é uma Bomba!
A criação do Instituto do Bom Pastor é uma bomba, uma bomba que faz explodir unilateralmente o "muro de Berlin" que foi edificado há trinta anos já, entre "A Igreja conciliar" e a FSSPX
"Gloria in excelsis Deo" - criação do Instituto do Bom Pastor
Acaba de ser publicado o decreto que dá nascimento ao Instituto do Bom Pastor, com o direito de rezar exclusivamente a Missa de sempre
Teologia e Secularização - importante documento do Episcopado Espanhol
O Episcopado espanhol divulgou importante documento doutrinário condenando linhas teológicas heterodoxas nascidas do Vaticano II, e que têm se insubordinado contra as diretivas e ensinamentos papais desde os tempos de João Paulo II.
Desmentido de D.Fellay
Sobre sermão que Dom Fellay pronunciou em 02-02-06, em Flavigny, no qual desmente os rumores de um acordo entre a FSSPX e Roma, que seria promulgado em Fevereiro.
A CNBB promove o sincretismo religioso
No 11o Encontro Nacional de Padres, promovido pela CNBB, está programado um show com o cantor Zé Vicente, cujas letras exaltam o "Deus Indio, Divino Tupã"
Bento XVI condena o "espírito" do Concílio Vaticano II
Comentário do discurso do Papa Bento XVI aos membros da Cúria Romana, em 22 de Dezembro de 2005. A condenação da interpretação segundo o "espírito` do Concílio Vaticano II.
Obediência seletiva - Concílio Vaticano II e nova missa
Geralmente, os padres que se mostram ferozes inimigos da Missa de sempre, que se colocam como teólogos solícitos da defesa da Fé pastoral do Vaticano II e da Nova Missa de Paulo VI – sempre dizendo-se obedientes ao Papa – são os que nem ligam ao que o Papa ensina ou manda.
A Eclesiologia do Vaticano II
"Nos documentos do Concílio Vaticano II pode-se encontrar uma sugestiva síntese da relação entre o cristianismo e o iluminismo". Essa frase de João Paulo II comprova qual o erro profundo do Vaticano II: pretender sintetizar a doutrina católica com a doutrina do iluminismo maçônico. Misturar água limpa com água suja só faz sujar o que era limpo.
Novos padres da Igreja: Missa de Carnaval
Hoje, o Carnaval se faz na Igreja! Uma blasfêmia na Santa Missa
Anotações "esquecidas" I: Preparação para o Concílio Vaticano II
Preparação do Concílio Vaticano II.
Três considerações relativas ao
O Assessor da CNBB e Secretário-geral do Projeto “Construir a Esperança”, no “Curso breve sobre o Concílio Vaticano II”, faz afirmações gravíssimas, que podem levar muitos fiéis a tirarem conclusões terríveis, por exemplo, que a Igreja não é mais “UNAM” e nem mais “SANCTAM”
Fim da Gaudium et Spes?
O que impede tratar da crise da Igreja hoje?
O colapso da Igreja no Ocidente 1960-2000
Artigo sobre o livro “The Battle for the American Church” (“A Batalha pela Igreja Americana”) do historiador Mons. George A. Kelly sobre o colapso da Igreja entre os anos 1960-2000
Anotações
Travestido de filósofo, Jean Guitton proclama uma tese "teológica"... e herética... que, evidentemente só podia "tanto agradar ao Pastor Boegner e aos protestantes franceses". Ele afirma que Jesus é filho de José ("do qual - Maria - tem um menino"), negando, dessa forma, a concepção de Nosso Senhor pela atuação direta do Espírito Santo, no seio de Nossa Senhora, portanto, negando a Virgindade da sempre Virgem Maria
"Por que me persegues?" Um comentário sobre a crise na Igreja
A atual crise na Igreja tem como marco o Concílio Vaticano II.
Anotações "esquecidas" X: O modernista Jean Guitton afirma: a "nova Missa" de Paulo VI parece a tradução de um serviço protestante
Guitton afirma que após o Vaticano II a Missa se parece com um serviço protestante.
Una Voce America entrevista Ken Jones, autor do Index of leading catholic indicators
Ken Jones demonstra, com estatísticas, o declínio sofrido pela Igreja após o Vaticano II
Debate sobre Guitton e o Vaticano II no Forum Loyola (Espanha)
Debate à respeito da afirmação de Guitton, sobre o modernismo adotado pelo Vaticano II, no forum Loyola, Espanha.
Anotações "esquecidas" IX: Jean Guitton, católico ou espírita?
Guitton não era católico, pois acatava princípios contrários aos ensinamentos da Igreja, como os do Espiritismo.
Anotações "esquecidas" VIII: Dogmas da nova religião: a "Basic Religion"
A nova religião do homem.
Estatísticas de palavras empregadas nos documentos do Concílio Vaticano II (1962-1965)
Estatísticas das palavras empregadas nos documentos do Vaticano II.
Concílio Vaticano II: Unidade e divisão
O ecumenismo do Concílio Vaticano II não conseguiu trazer para a unidade católica ninguém, de nenhuma seita. Mas, internamente, este Concílio dividiu profundamente o clero e os fiéis
Anotações "esquecidas" VII: O Concílio Vaticano II e o Modernismo: parecer de Jean Guitton
O Concílio Vaticano II implantou na Igreja a doutrina do Modernismo, condenada pelo Papa S. Pio X. Qual o conceito de Guitton sobre tão grave acusação?
Anotações "esquecidas" VI: Guiton dá diretrizes a João XXIII para o Concílio Vaticano II
Guitton dá a orientação geral de como o Vaticano II deveria tratar da verdade católica.
Anotações "esquecidas" V: Jean Guitton, amigo de Paulo VI, não era católico
A concepção religiosa de Guitton não seguia os ensinamentos da Igreja.
Anotações "esquecidas" IV: Jean Guitton, amigo de Mons. Montini (Paulo VI)
Jean Guitton, filósofo modernista, teve grande influência no Concílio Vaticano II.
Anotações
Lutero foi enormemente elogiado por um famoso teólogo e consultor do Concílio Vaticano II, o Pe. Congar.
Entrevista com o Cardeal Joseph Ratzinger
entrevista com o cardeal Joseph Ratzinger a respeito da situação da Igreja
O Vaticano não publicou todo o segredo de Fátima
O Terceiro Segredo de Fátima e o Vaticano
Iota Unum
Análise do livro "Iota Unum" de Romano Amerio.
A surpreendente convocação do Concilio
Comentário de Lucia Zucchi O nonagenário Monsenhor Loris Capovilla, secretário do Papa João XXIII, deu ontem uma entrevista à Radio Vaticana, a respeito da convocação do Concílio Vaticano II, cuja abertura fará cinquenta anos daqui a alguns meses. Surpreendentemente, o evento que abalou de tal modo a Igreja parece, nas lembranças de Mons.Capovilla, ter sido pensado um […]
Cardeal Cottier: Se o Maligno agita as águas, é que há vitalidade na Igreja
Paolo Rodari em Pallazzo Apostolico tradução Montfort Vatileaks. Cardeal Cottier: "Eu tive um certo pensamento ..." "Estive refletindo ... e justamente durante os dias do Consistório, conversando com outros confrades, eu constatei que eu não era o único a ter um determinado pensamento. Que é o seguinte: em toda agitação em torno da Igreja […]
Bento XVI: superar o "analfabetismo religioso"
Radio Vaticano Cidade do Vaticano (RV) – Após uma semana de retiro quaresmal, sem audiências e compromissos públicos, o Papa Bento XVI deixou o Vaticano na manhã deste domingo para visitar a Paróquia São João Batista de La Salle al Torrino, na periferia sul de Roma. Trata-se de uma paróquia jovem, com cerca de 12 […]
A igreja devastada
Imagens e comentários inspirados em Americatho, de Daniel Hamiche, do portal Riposte Catholique Das terríveis imagens dos estragos produzidos na igreja de São José, por um tornado que arrasou a cidade de Ridgway no Illinois, no dia 29 de fevereiro, podemos tirar algumas considerações: A porta da igreja não foi tocada pelo tornado, sinal visível […]
Professor da PUC respeite doutrinas da Igreja, defende Dom Bergonzini. Docentes contestam. Cardeal confirma que "PUC-SP é da Igreja"
Comentários Montfort Notícias O Estado de São Paulo Site da PUC-SP A crítica, mais do que razoável, do Bispo emérito de Guarulhos, de que os professores da PUC não devem ensinar idéias contrárias à doutrina católica, causou riso em um dos professores acusados. Já a presidente da Associação dos Docentes, considera que o ensino deles deve "servir os interesses da […]
Holanda até 2018 terá apenas mil igrejas em todo o país.
A Holanda é um país onde triunfou em todo seu esplendor pastoral o Espírito do Concílio Vaticano II. Não deve haver por aí, um modernista que ouse negar esse fato. Apesar de que sinceridade e modernismo, não serem duas qualidades que – digamos – se aproximem muito. Os bispos holandeses se apressaram em escancarar […]
No Congresso Europeu de Catequese: "distanciamento de Deus é previsível... nas crianças"!
Notícia Radio Vaticana Comentário Lucia Zucchi Acontece em Roma, entre 7 e 10 de maio o XII Congresso Europeu pela Catequese, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais Européias. No primeiro dia do Congresso foram apresentados os resultados de uma pesquisa com 3600 pessoas para a escolha dos temas sobre os quais “refletir”... Ora, como […]
Arcebispo de Lima suspende padre defensor dos direitos humanos
Fonte IHU Comentário: André Roncolato Siano Apresentamos a excelente notícia sobre a suspensão do Pe. Gastón pelo Arcebispo de Lima, D. Juan Luis Cipriani. D. Cipriani é um exemplo a ser seguido pois, em Universidades, como a PUC, e nos Seminários o que não faltam são mestres - e padres - que ensinam toda sorte […]
Cardeal terá que se explicar diante da Congregação para a Doutrina da Fé
Fonte IHU Comentário: André Roncolato Siano Mais uma felicíssima notícia que nos chega: um importante Cardeal, cardeal Christoph Schönborn de Viena, terá que se esclarecer diante da Congregação da Doutrina da Fé. Roma, exerce a função que lhe foi confiada por Cristo, Nosso Senhor, de guardar a Fé e corrigir aos que dela se desviam. O […]
As preocupações de um Cardeal secretário de Estado durante uma época de grave crise na Igreja
Fonte: Vatican Inside Comentário: André Roncolato Siano D. Bertone e o secretário de estado adjunto, Giovanni Becciu, estarão no final da copa da Itália, para tratar de um assunto de "capital importância" para a Fé e a Igreja: torcer para o Juventus. Talvez, pensando que num futuro provável o time italiano, pudesse salvar a canonicidade de […]
Números da "primavera" Conciliar
Nestes 50 anos de Concílio Vaticano II, pode-se dizer que a Igreja no Brasil que, apesar de país tropical, vive uma nevasca violenta de um inverno que está apenas começando. Como refutarão esses números os Bispos e Padres progressistas ? Até quando os bons Bispos serão tolerantes com as idéias delirantes dos modernistas deixando […]
Algumas provas de que o Vaticano II é discutível e criticável
Dois artigos de nosso colaborador Eder Silva estavam prontos para ser publicados, atendendo ao convite - agora indulgenciado - de nosso Papa Bento XVI de voltar ao estudo do Concílio Vaticano II, quando este mesmo dá novas linhas de interpretação ao evento conciliar, no contexto da Abertura do Ano da Fé. Longe de invalidar o […]
Mais provas de que o Vaticano II é discutível e criticável
Em sequência ao artigo anterior de nosso colaborador Eder Silva, o presente texto insere-se no esforço pedido por Bento XVI de estudar de maneira mais aprofundada os textos do Concílio Vaticano II. Eder Silva “Isso confirma que o Vaticano II não pode ser definido, em sentido estrito, como ‘dogmático’ e que as suas doutrinas, […]
Concílio Vaticano II: três discursos e uma constatação
Eder Silva Para identificar o verdadeiro vilão da atual crise na Igreja, nada mais fidedigno que partir das próprias considerações das autoridades que participaram desse desastroso evento quinquagenário. Desse modo, escolhemos três importantes declarações que dispensam qualquer trabalho hermenêutico no sentido de demonstrar que o Vaticano II está profundamente implicado na decadência religiosa […]