Temas
- Arte e Cultura
- Canto Gregoriano
- Ciência e Fé
- Concílio Vaticano II
- Defesa da Fé
- Doutrina Católica
- Ecumenismo
- Espiritismo
- Filosofia
- Gnose
- Heresias
- História
- Liberalismo
- Liturgia
- Modernismo
- Moral
- Nossa Senhora
- O Papa
- Política e Sociedade
- Protestantismo
- RCC
- Santa Missa
- Socialismo e Comunismo
- Teologia da Libertação
- TFP
Santa Missa
História de uma conversão
História de uma conversão
Interesse em ser "ministro` da Eucaristia
"Tenho grande interesse em ser ministro da comunhão, pois em minha comunidade não é sempre que os demais podem se fazer presentes."
Por que a Missa de São Pio V e não outros ritos mais tradicionais?
"Então como alguém que não se Submete ao Bispo, à Igreja, ao Papa lembrando que ele é um dos Grandes nome do CVII, pode se dizer verdadeiramente católico?"
O pleito pela Missa Latina
"a nova liturgia ameaça frustrar a confrontação com Cristo, pois desencoraja a reverência em face do mistério, elimina o temor, suprime o sentimento do sagrado"
Reforma litúrgica a vista?
"parece que o Santo Padre, realmente quer acabar com os excessos que começaram a ocorrer na Santa Missa e até mesmo, iniciar o reestabelecimento da Missa de S. Pio V para toda a Igreja."
Escândalo: Missa caipira em Dourados-MS
"imagens de uma "missa caipira" realizada na Igreja São Carlos Borromeu, Paróquia São Carlos, na diocese de Dourados"
Efeitos da "colegialidade": Bispo de Limeira - SP reza missa afro, mas proíbe a santa missa em latim
"Não é melhor que cada bispo seja o senhor de sua própria Diocese, não estando sob jugo de Roma, mas apenas, em tese, reconhecendo que possui a mesma fé de Roma, e seria essa a Nova Igreja Católica, uma Igreja da qual fariam parte aqueles que dizem ter a mesma fé de Roma, mas que a ela não sejam de modo algum submissos? Um tipo de seita protestante, mas, no entanto, católica? (que jeito isso?). "
"Ele está no meio de nós" x "Et cum spíritu tuo"
"Vi pagina de doutrinas falando sobre a missa em latim e a missa em portugues,e tive duvida nesta frase,o qual coloquei no titulo."
Tenho o direito de participar de uma santa missa (de Paulo VI) bem celebrada!
"Tenho o direito de ver o Missal ser respeitado!(...) Só a partir do retorno dos “Tradicionalistas” ao seio da Igreja é que “assisti” à Santa Missa no rito de São Pio V: (...)Mas, continuo a preferir a Santa Missa de Paulo VI, desde que bem celebrada, ou seja, desde que celebrada da forma correta."
Fiel contesta denúncia de irregularidades nas missas de Dourados
Quanto a denúncia feita sobre as celebrações realizadas em Dourados, onde se coloca sobre apresentações teatrais, vocês estiveram presentes? participaram das celebrações? ouviram dos fiéis que estavam presentes e os relatos sobre estas celebrações? Será que elas acontecem por imposição dos padres ou é em concordancia entre todos?
Denúncia: arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, não permite a celebração da Santa Missa Tridentina
Um grupo em Vitória busca a celebração da Santa Missa em Rito Extraordinario, mas é impedido pelo Arcebispo.
Leitor denuncia abusos na Missa: carta ao Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela
Você faz bem em protestar contra esses abusos litúrgicos. Mas fez mal em aceitar a comunhão na mão. Não se colabora com abusos.
Denúncia de irregularidades nas Missas de Dourados a Dom Redovino Rizzardo
Excelente trabalho enviado por leitor mostrando a contradição claríssima entre o que ordena a Santa Sé e o que fazem alguns sacerdotes com relação a Santa Missa
Carta de Mons. Guido Pozzo: "os fiéis não são obrigados a ter vastos conhecimentos da língua latina, bastando um missal bilíngüe ou qualquer folheto."
Mons. Guido Pozzo, da pontifícia Comissão Ecclesia Dei, responde a fiel brasileiro questões sobre o motu proprio Summorum Pontificum. Não são necessários vastos conhecimentos de latim; basta o missal bilingüe ou qualquer folheto.
Tréplica dos Católicos de Limeira contra a Nota de Esclarecimento de Dom Vilson
Tréplica dos Católicos de Limeira sobre a Nota de Esclarecimento de Sua Excia. Dom Vilson Dias de Oliveira DC, publicada no site da Diocese de Limeira
Missa de sempre, a Missa que não muda e doutrina que não evolui
A Missa de sempre, a Missa que não muda e a doutrina que não evolui. São Pio X ensinou que os modernistas são os que defendem o erro que a fé muda e que os dogmas evoluem.
Correções da Missa
"Alguns padres não celebram a missa com a vontade necessária. As vezes consagram o pão e o vinho sem fervo. Isso me incomoda bastante..."
Perdão dos pecados veniais na Santa Missa
"Por quê então após a "Paz" reza-se o Cordeiro de Deus pedindo que tenha piedade de nós sendo que o perdão já foi pedido e dado no Ato Penitencial?"
Quando o Santíssimo pode sair do altar?
"o nosso padre pede que cantemos uma canção de adoração. Apesar de oferecer resistência a isso, resolvi ceder pelo fato de ele ser o pároco. Porém, logo na primeira vez que cantamos uma música, o padre (que amo muito) ergeu o Corpo e o Sangue de Jesus e começou a "desfilar" pela capela"
Arcebispo de São Paulo celebra em Rito Maronita, mas não sabia o que fazer. Foi válido?
""Dom Odilo não tinha a menor noção do que estava fazendo (cerimonialmente falando). Pergunta: Foi válida a consagração?
A glória da Missa de Sempre
"Foi emocionante ver o entusiasmo das senhoras na preparação das flores... no entusiasmo das crianças e adolescentes, que me auxiliaram a "transformar" o "altar novo" em "altar tradicional"... Dá um aperto no meu coração sacerdotal ouvir de meus coroinhas depois de montarem o altar me perguntar: "Padre, o altar fica tão mais bonito assim... porque mudou?"."
Auto-comunhão
"Pode ser realizado pela Assembleia durante a Santa Misa a Auto-Comunhão? E para aqueles que servem o altar, ex: ministros, coroinhas, acolitos, etc?"
S. José dos Campos: Padre ´legal` e ´bacaninha` compara Maomé a Jesus Cristo e enaltece os protestantes em sermão
"Fui à Basílica de Aparecida no dia 29 de Abril de 2007 para assistir a Santa Missa das 16:00 hs. Para minha surpresa e indignação o padre não fez a Consagração. Ele simplesmente pulou o Rito da Consagração"
Profanações da Eucaristia na diocese de Santo André
"os ministros extraordinários da Eucaristia levam aos leigos o Corpo de Nosso Senhor em vasilias de vidro e o Preciosíssimo Sangue é consagrado em uma taça de vidro, fora as coisas que ouvi nas homilias como, não é a religião que salva uma pessoa mas sim o amor e a solidariedade"
Concílio de Trento contra os abusos dos ´Ministros da Eucaristia`
Concilio de Trento, cap.8: "Na comunhao sacramental sempre foi costume na Igreja de Deus receberem os leigos a comunhao das maos do sacerdote. (...) Com razao e justica se deve conservar este costume proveniente da Tradicao apostolica."
Padre modernista define: A missa é ´curtir Jesus Cristo`
Pe. José Luiz Gonzaga do Padro: "A missa não é um show nem um espetáculo, é curtir Jesus Cristo"
Carta de Dom Mayer a Paulo VI sobre a reforma litúrgica
Documento endereçado por Dom Antonio de Castro Mayer ao Papa Paulo VI sobre a Nova Missa, 12 de setembro de 1969
Liberação da Missa de Sempre - Raiou o sol pelas janelas da Igreja
"a razão de minha missiva é para poder compartilhar com vocês deste momento de tão grande alegria o qual até poderá ser comemorado todos os anos como a RESSUREIÇÃO TRIUNFANTE DA MISSA DE SEMPRE!"
Momento da consagração e uso de pão ázimo
Não é obrigatório ajoelhar-se no momento da consagração? Por que deve-se usar hóstia e não pão ázimo?
Por que não o Latim se todas as falsas religiões têm suas línguas ´sagradas`?
"Por que em uma mesquita, todas as oraçoes, em qualquer parte do mundo são faladas em árabe, idem para todas as religiões, e quando se trata da Missa, todos rogam pragas quando se fala em reza-la em LAtim, a lingua da Igreja?"
Citações contra a comunhão na mão
"O Padre nao aceita nós condenarmos a comunhao na mao gostaria de uma citaçao de um documento"
Carta dos Cardeais Ottaviani e Bacci contra a promulgação da Missa Nova
"novas alterações na liturgia não podem ser efetuadas sem levar à completa confusão por parte dos fiéis, os quais já demonstram sinais de relutância e um indubitável afrouxamento da fé. Entre os melhores clérigos, o resultado é uma agonizante crise de consciência, da qual um sem número de exemplos chega a nós diariamente."
Males da Missa Nova
"Navegando pelo site Youtube deparei-me com o vídeo [que] mostra uma missa sendo celebrada com pessoas vestidas de palhaço. (,...) Lamentável observar no que foi transformada a Santa Missa..."
Comentários de leigos durante a Missa
Sobre o fato de leigos fazerem comentários das Escrituras durante a missa
Dispensa de assistir a Missa Nova - III
"Todo motivo medianamente grave escusa da obrigação de ouvir Missa, como o que se daria no caso de que a assistência à Missa provocasse um dano corporal ou espiritual para nós ou para outros" (E. Jone O.F.M., Compendio di Teologia morale, ed. Marietti, 1955, nº 200).
Dispensa de assistir a Missa Nova - II
"Que "motivo medianamente grave" poderia existir, na Missa Nova de Paulo VI, que poderia escusar-nos de ouví-la?"
Dispensa de assistir a Missa Nova
"Tenho eu direito de rejeitá-la [a Missa nova]segundo minha consciência. Mas, o que fazer no Domingo, Dia do Senhor, já que a Santa Missa Tridentina não há (por enquanto) aqui em Recife?"
Missa ou espetáculo
Leitor descreve blasfêmias ocorridas em missa no Recife
A profanação da Missa Nova, nas entrelinhas
"a música do ato penitencial dizia "Pelos pecados, erros passados, por divisões na sua "Igreja" oh Senhor!" - Em poucas palavras, parece-me que a letra declara abertamente que a "Igreja" errou e por isso pedimos perdão. Inconcebível!!"
Música do fariseu na Missa Nova
"Eu sou dizimista, eu sou!/ Vou ser dizimista, eu vou!"
Aos assassinos da Liturgia
Texto de D. Domenico Celada, publicado no jornal "Vigilia Romana", em novembro de 1971 contra as modificações da liturgia feitas na Missa nova de Paulo VI
Parabéns ao Papa Bento XVI por resgatar a missa em latim
"Se ninguém questiona a língua dos orixás na umbanda, o sânscrito dos harekrisna, e as demonstrações de "línguas estranhas" na RCC, por que protestar contra a Missa em latim?"
Maioria dos pesquisados por jornal italiano apóiam retorno da Missa em latim
"O jornal italiano Corriere della Sera tem em seu website uma pesquisa em que a grande maioria dos que participaram apóiam o retorno da Missa em latim."
Em defesa da Missa Tridentina
"o Concílio Vaticano II trouxe maior ‘participação’ dos leigos. Será que isso resultou em maior reverência, atenção e amor recíproco? O que notamos, infelizmente, é exibição de vaidades, de querer se mostrar, de atritos de relacionamento, de brigas nas equipes de liturgia. Quando participo de uma Missa Tridentina, pelo contrário, posso me dedicar inteiramente à oração e à contemplação."
Validade da Missa Nova
"O fato de nunca ter participado da Missa de sempre, por desconhecer locais em que a celebram, há problemas em participar da Missa do novo rito? É válida? Se não, a Missa celebrada pelo Papa Bento XVI não é válida?"
Profanações da missa nova
Tá difícil aqui em Juiz de Fora e em BH ( cidade natal) praticar os ritos de um fiel católico. As missas estão todas "protestantizadas" , parecem cultos protestantes da seita sopa sabão e salvação , onde o Altar do sacrifício transformou-se em mesa."
O que é a "Missa Nova" de Paulo VI?
"o que que Paulo VI mudou com essa "" Nova Missa"" , pois não entendi , pois no texto diz que ele teve ajuda de Pastores protestantes...?"
Igreja debate: Missa Rock ou Cantos Sacros?
Cardeal Tonini: "as músicas tocadas com o violão faziam a cerimônia mais criativa, participada e humana. "Mas acabou-se exagerando, e agora é legítimo declarar "encerrada" aquela era."
Artigo do folheto "O Domingo" diz que é o povo que celebra a Missa
"Não é o padre que faz a missa para os fiéis, mas é todo o povo de Deus, presidido pelo ministério ordenado,que eleva a Deus a ação de graças pela ressurreição de Jesus."
Uso do incenso na Santa Missa
"Quanto a utilização do incenso na Santa Missa, ele poderia se utilizado em todas as celebrações?"
Credo de Tomé: "Creio na Igreja Santa e Pecadora"
"na Profissão de Fé o Credo tradicional foi substituído por um tal de "Credo de Tomé", que dizia, dentre outros absurdos:"Creio na igreja (sic) santa e pecadora (sic)"!"
Missa de Sempre x Missa de Paulo VI
"Gostaria que vocês fizessem um paralelo entre a atual Missa e a Missa de sempre, sublinhando suas diferenças e semelhanças"
Missa com macumba em Salvador
"na primeira missa em vez de usar batina usou uma roupa que misturava várias culturas e ele praticamente dançava no altar, depois ele vestiu de uma roupa africana que servia para homenagear ogum, e em outra missa vestiu de africano, tudo isso dançando"
Contribuição Protestante na Nova Missa de Paulo VI
"O PADRE ME RESPONDEU QUE TERIA ESTUDADO TEOLOGIA EM ROMA POR MAIS DE CINCO ANOS, E QUE NUNCA HAVIA OUVIDO QUE PROTESTANTES TERIAM OPINADO NA ALTERAÇÃO DO MISSAL"
Teatro na Missa
`haverá um teatro na missa de natal que substituirá algumas partes da missa, como Leituras, Homilia e Ato Penitencial e os canticos desses momentos.`
Expectativas do encontro do Papa Bento XVI com D. Fellay
"O que o leva a pensar que o Papa é um aliado incondicional da Fraternidade de S. Pio X e que está disposto a aceitar todas as suas reivindicações, sem mais"
Expectativas do encontro do Papa Bento XVI com D. Fellay
"O que o leva a pensar que o Papa é um aliado incondicional da Fraternidade de S. Pio X e que está disposto a aceitar todas as suas reivindicações, sem mais"
Formação do rito da Missa de S. Pio V
"a missa tridentina também era chamada como a missa do Papa PIO V, pois o rito foi feito pelo mesmo. Então antes de PIO V qual era o rito utilizado pela Igreja?"
Oração Eucarística
"Durante a oração eucarística, na consagração, existe alguma forma de anulá-la?"
A missa é uma festa
Seminarista defende teses luteranas sobre a missa
Santa Comunhão
"A Santa Comunhão, não deve ser recebida de joelhos e na bôca?Segundo o Papa Jõao Paulo II."
Sermões dos padres
"Quase não se fala da graça, do sobrenatural. Só se trata de fome, direitos do homem, reforma agrária, salários etc."
Aplicação do Vaticano II na liturgia
"Afinal de contas, resumidamente, quais foram as mudanças ocorridas no Vaticano II"
Efeitos das missas-show
"estou perdendo a vontade de ir a missa, por favor me ajudem, que eu devo fazer? assistir essas parodias de missa?"
`A primavera já explodiu nas estrelas`
"Para onde iremos se a casa de Deus já não é a casa de Deus?"
Divisões na Igreja
"Se Jesus voltasse nos nossos tempos que Igreja ele entraria"
Descontentamento com os abusos na Liturgia
Missa show de rock desagrada a jovens.
Fórmula da Consagração.
A fórmula da consagração na missa nova é herética?
Missa em latim
"Por que as missas católicas antigamente eram rezadas em Latim"?
A Importancia do latim na liturgia
"A Importância do latim e a fuga da leitora que se diz seguidora dos cismáticos ortodoxos e diz aceitar apenas "os Sete Primeiros Concílios Ecumênicos" "
Profanação na Missa
"o que me levou a escrever este e-mail, foram os absurdos que presenciei em duas missas..."
Missa, re-crucificação de Cristo???
"Cantemos com Tambores, Guitarras Gritando Cantando: Cristo nossa Pácoa foi Imolado e Ressurgiu em plena Glória!Aleluia!!!!"
Montes Claros: Uma História de Grandes Luta
Uma epopeia. Assim podemos definir a história do retorno da Missa Tridentina em Montes Claros.
Dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli
Dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli
Mauá (SP), Parque São Vicente
Embu das Artes (SP), Jd. Santa Emília
Mogi das Cruzes (SP), Centro
Belém (PA), Campina
Salvador (BA), Canela
Capela do antigo colégio dos Maristas (atual IFBA) Endereço: Av. Araújo Pinho, 39 (rotas) Horário: domingos, às 8h20 Responsável: Pe. Gilson Magno
Recife (PE), Boa Vista
V Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum - 28/10/2016
V Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum - 29/10/2016
V Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum - 29/10/2016
V Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum - 2016
Peregrinação Populus Summorum Pontificum
São Caetano do Sul (SP), Barcelona
Ribeirão Preto (SP), Jardim Paulistano
Alguns locais de Missa Tridentina no Brasil
Igrejas onde é celebrada a Missa Tridentina no Brasil
São Carlos (SP), Vila Prado - 14/08, 11hs
São Paulo (SP), Belém
Carta aos católicos do mundo inteiro
Quem, entre vós, se o seu filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra? (Mt 7, 9)
Seminaristas devem ser instruídos nas duas formas do Rito Romano
Os candidatos ao sacerdócio no Rito Romano da Igreja Católica têm o direito de serem formados nas duas formas do Rito Romano
Motu proprio Summorum Pontificum
Documento papal liberando a Missa de São Pio V
Constituição Apostólica Veterum Sapientia - sobre o uso do Latim
"A língua latina, que «com todo o direito podemos chamar católica », pois é própria da Sé Apostólica, mãe e mestra de todas as Igrejas, e consagrada pelo uso perene, deve ser mantida como «tesouro de incomparável valor» e como porta através da qual se abre a todos o acesso às mesmas verdades cristãs, transmitidas dos antigos tempos, para interpretar o testemunho da doutrina da Igreja e, enfim, o mais idôneo vínculo, mediante o qual a época atual da Igreja se mantém unida aos tempos passados e ao futuro de modo admirável."
A Santa Missa - uma breve explicação sobre o Santo Sacríficio
A finalidade deste pequeno trabalho é tornar mais conhecido o Sacrifício da Santa Missa tão estimado por Deus e que tem tão grande valor, expondo seu significado e as verdades que ele exprime, e que estão contidas em cada palavra e ação do sacerdote.
Ordinário da Santa Missa - São Pio V
Transcrição do ordinário da Santa Missa promulgada pelo Papa São Pio V.
Instrução Redemptionis Sacramentum
Sem dúvida, pode ser alinhada entre os mais importantes pronunciamentos do Magistério do atual Papa. Mostra a necessidade de correções e fortalecimento da Liturgia Eucarística.
Catecismo da Santa Missa
Conheça mais profundamente os tesouros da Santa Missa.
Dom Cordileone elogia padres por oferecer missa "clandestinamente" durante bloqueios de COVID
Dom Cordileone publicamente e vigorosamente se opôs a imposição do fechamento de igrejas durante o COVID em 2020.
Cerca de 4.500 a 5.000 sacerdotes celebram a missa tradicional em todo o mundo
O número é uma estimativa feita por Christian Marquant para a associação litúrgica francesa "Paix liturgique".
Peregrinação Summorum Pontificum a Roma antecipada para 14 de setembro de 2017 pelos dez anos do Motu Proprio
Peregrinação Summorum Pontificum acontecerá de 14 a 17 de setembro de 2017
Por um novo movimento litúrgico - entrevista com o Padre Barthe
O Pe. Barthe acaba de lançar uma pequena bomba que se chama, "A missa no seu lugar". Ele quer “recolocar a missa no seu lugar” e considera que se apóia em uma grande corrente, que se designa na Igreja como a corrente da “reforma da reforma”
Igrejas de Curitiba aprovam missas rezadas em latim
Após a liberação por parte do papa Bento XVI, diversas igrejas de Curitiba têm demonstrado interesse em voltar a rezar missas em latim, chamadas tridentinas (em alusão ao Concílio de Trento)
Cardeal Murphy- O´Connor negou permissão para o Arcebispo Burke celebrar o Rito Antigo em Westminster
O Cardeal Cormac Murphy-O´Connor negou permissão para o Arcebispo Raymond Burke, um dos mais antigos prelados do Vaticano, celebrar a Missa tradicional na Catedral de Westminster, em Junho, de acordo com fontes autorizadas.
Cardeal Arcebispo de Paris celebra de novo com o Missal de 1962
Cardeal André Vingt-trois, Arcebispo de Paris e Presidente da Conferëncia dos Bispos da França celebra a Missa usando o Missal de 1962 no terceiro domingo do evento, trës semanas atrás
Cetel continua trabalho de revisão dos textos litúrgicos
A Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB iniciou, nesta terça-feira, 16, mais uma reunião, na sede da Conferência, em Brasília, dando continuidade ao trabalho de acompanhamento e aprovação da revisão da tradução de textos litúrgicos feita por uma equipe de peritos.
Bento XVI ensina que a Missa é o Sacrifício de Cristo
Na reinaguração da Catedral de Albano, o Papa Bento Xvi presidiu a cerimônia da bênção de seu altar. Nessa ocasião, ele reitorou que a Missa é a renovação do sacrifíco do Calvário. Eis a notícia desse fato, dado pela Agência Fides
Como se sabota a ordem do Papa sobre a liberalização da antiga Missa em latim
Com João Paulo II cabia aos Bispos autorizar o antigo rito. A ordem de Ratzinger, em vez disso, transforma a questão em um direito dos fiéis tradicionalists, aos quais as paróquias devem garantir esse serviço. Os párocos não estão convencidos disso, estão acostumados à liturgia pós-conciliar muito mais comunicativa, mais participativa e mais rica na utilização dos textos sagrados. Mas, sobretudo, os Bispos não estão absolutamente de acordo com a bondade do Motu Proprio que, de fato, permite uma espécie de Igreja paralela.
Reforma contra o Modernismo
Existem rumores de que a reforma da Liturgia [Romana Moderna] está sendo considerada, com a mudança da paz antes do ofertório, genuflexão para a Comunhão, e o Canon em latim, você confirma isso? "Eu não sei quando acontecerá. Mas também escutei os mesmos rumores, e espero [que sejam verdadeiros]. Eu posso confirmar que estas medidas estão sendo consideradas: mas nada quanto a sua implementação e seu tempo. Mas o projeto existe.
Jovem Africana engatinha 2,5 milhas para assistir Missa Dominical
As Pequenas Irmãs do Idoso Abandonado (Moçambique) receberam em sua casa essa semana uma jovem Africana de 25 anos chamada Olivia, que apesar de não ser batizada na época e não ter nenhuma perna, engatinhava 2,5 milhas todos os domingos para assistir Missa
Bento XVI clama pelo retorno da comunhão de joelhos
Depois da reabilitação da Missa "Tridentina" em latim e do reaparecimento das alvas rendadas, Bento XVI no domingo foi um passo além trazendo de volta antigas práticas litúrgicas ao distribuir a comunhão aos fiéis que se ajoelhavam em um genuflexório
Cardeal Castrillón Hoyos: "O Santo Padre quer que a Missa de São Pio V se converta em uma forma normal nas paróquias"
"O Santo Padre quer que essa forma da Missa [tridentina] se converta numa forma normal nas paróquias e que desse modo as comunidades jovens se familiarizem também com esse rito."
A impenetrável lógica da pastoral litúrgica
No dia 19 de Janeiro de 2008, será celebrada uma Missa de requiem, conforme o rito romano tridentino, em memória do Rei Luis XVI e dos membros da família real, mártires da Revolução Francesa
Missa extraordinária em Roma
Missa Tridentina foi celebrada domingo à tarde numa das igrejas francesas de Roma
Missa tridentina -- a advertência da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos: “Sacerdotes, Bispos e Cardeais obedeçam ao Papa”
Motu proprio - liberação da Santa Missa Tridentina: Advertência de Mons. Ranjith aos Sacerdotes, Bispos e Cardeais: "Obedeçam ao Papa"
Bispo de Caserta proíbe a missa tradicional
Bispos de Caserta (itália) conhecido como o bispo da tolerância, dos imigrantes, dos desprivilegiados, que abriu as estruturas diocesanas para Muçulmanos rezarem suas orações de sexta-feira, e aos ortodoxos Ucranianos/moldavianos para seu culto, proíbe agora a celebraçãoda Missa de 1962 restaurada pelo motu proprio de Bento XVI Summorum Pontificum.
Missas de sempre em Curitiba e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul
Novos locais de MIssa Tridentina no Brasil
Alemanha: Associações se organizam em vista da aplicação do Motu Proprio sobre a Missa Tradicional
A Associação de círculos de leigos e padres católicos nas regiões de língua alemã e a organização « Pro Sancta Ecclesia » decidiram no dia 12 de julho em Ober-Olm (Província Renana) unir suas forças para favorecer a aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum
Papa Bento usa antigo ritual para sua Missa privada
Papa Bento XVI, que recentemente publicou um motu proprio permitindo todos os padres Católicos celebrar a antiga missa latina, usa ele mesmo o velho ritual para sua missa privada, assim foi informado à CWN
Fiéis querem missa em latim em S. José dos Campos
Movimento iniciado por jovens ganha força com decreto divulgado por Bento 16 autorizando as celebrações
Tradição do latim volta à Igreja em Belo Horizonte
Padre fica a maior parte do tempo virado para a imagem de Jesus, na Capela Curial Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Cristo salva - entrevista do Pe. Laguerie
A retomada da missa tradicional, com partes rezadas em latim e o padre de costas para o público, atrairá mais fiéis para a Igreja Católica. Ao menos é o que afirma o padre francês Philippe Laguérie, que conversou com a Folha, em São Paulo.
Os lefebvristas agradecem a Ratzinger: ´Agora falemos da excomunhão`
Monsenhor Fellay: «Este é um dia verdadeiramente histórico. Exprimimos a Bento XVI nossa profunda gratidão. Seu documento é um dom da Graça. Não é um passo, é um salto na boa direção»
Comunicado de Dom Fellay, Superior da FSSPX, sobre o Motu proprio Summorum Pontificum
Temos a alegria de publicar o Comunicado de Dom Fellay, Superiror Geral da FSSPX, a respeito do recente Motu proprio do Papa Bento XVI liberando a Missa de sempre. Acima de tudo está o direito de Deus e o bem da Igreja.
Motu proprio sobre a ´Missa Antiga` sairá em 7 de Julho
O Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, distribuiu nesta quarta-feira em Roma o texto de três páginas a 30 Bispos, juntos com uma carta de 4 páginas
´É o Santo Padre quem decidirá`- entrevista com o Arcebispo M. Ranjith sobre a liberação da Missa Antiga
Todos que se interessam pela liturgia da Igreja se perguntam se o Santo Padre lançará logo um motu proprio permitindo a celebração da "Missa Antiga", e (se ele o fizer) o que [o motu proprio] dirá. Um dos liturgistas do Vaticano esclarece os planos do Papa
Um abade explica porquê ´a Missa Tridentina é o elo que falta`
Uma sólida entrevista com Dom Christopher Zielinski, OSB Oliv., abade da Abadia Olivetana de Nossa Senhora de Guadalupe, em Pecos, Novo México
Atrevida carta aberta ao Papa contra a restauração da Missa Tridentina e em defesa do Concílio Vaticano II
Atrevida carta aberta ao Papa Bento XVI, escrita por um padre modernista, que pretende mandá-la ao Papa com 10.000 assinaturas de apoio, até o dia 2 de Dezembro, protestanto contra a anunciada liberação da Missa de São Pio V por Bento XVI
Pro multis significa "por muitos", decide o Vaticano
O Vaticano ordenou que a expressão pro multis seja traduzida como "por muitos " em todas as novas traduções da Oração Eucarística, segundo averiguou a agência Catholic World News.
Quantos padres querem rezar a missa antiga?
Cerca de 15 a 20% dos Padres e de 30% a 40% dos seminaristas alemães estão dispostos a aprender a celebrar no rito latino
Vaticano erige novo instituto tradicionalista
Roma erigiu uma nova fraternidade tradicionalista acolhendo antigos padres e seminaristas da Fraternidade S. Pio X
Roma: O Vaticano pretende reafirmar a necessidade de disciplina na Liturgia
O Papa Bento XVI vai acabar com os abusos na celebração da Missa e vai fazer cessar os afrontamentos contra os partidários da missa em latim, declarou o novo secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Cardeal de Lyon coloca seu Imprimatur para orientação da Missa Tradicional nas paróquias
O cardeal arcebispo de Lyon, colocou o "Imprimatur" num documento intitulado Jubilate Deo, publicado em Fevereiro passado, explicitamente destinado "ao serviço dos padres e fièis ligados à liturgia católica tradicional" para ser celebrada nas "paróquias". Diz Jean Madiram que este é um sinal do retorno à ordem nas igrejas da França.
Allen e o Mito do "Consenso" - Uma Cronologia dos Acontecimentos
Análise cronológica de acontecimentos com relação à Missa Tradicional e à reconciliação com a Fraternidade de São Pio X nos últimos 12 meses
Comentário sobre a "nota" pífia divulgada pela Arquidiocese de Salvador sobre a lamentável missa na Igreja da Lapinha
A "NOTA" ‘explica’ que o comportamento do padre merece “cuidados terapêuticos”, agindo “fora da normalidade”, deixando a entender que o fato ocorreu repentinamente. Mas, como? Se o Padre José Pinto lá está há 30 anos e sua “irreverência já é conhecida dos baianos” e mais, “cada (sua) missa é um show” ?... A "irreverência" do Padre José Pinto e suas “missas show” seriam do conhecimento só dos "baianos" e não do Cardeal e nem das demais autoridades religiosas?
Padre leva polêmica ao altar (missa show para Oxum)
A irreverência do padre já é conhecida dos baianos. O religioso chama a atenção nas celebrações e até em rodas de capoeira. Durante a missa de reis, a homenagem foi a oxum, a orixá das águas doces.
Cardeal Hoyos: ´a Fraternidade Sacerdotal S.PioX está na Igreja`
“Eles estão dentro da Igreja, falta apenas uma plena, uma mais perfeita—como foi dito no encontro com Dom Fellay—uma mais plena comunhão, porque comunhão existe”
Nova Esperança para a "Missa Antiga"... ou Não?
Alguns sinais apontam para uma direção, alguns para outra. Há um documento do Vaticano sendo preparado sobre o assunto? Talvez. A decisão terá de ser tomada por Bento XVI...
Santa Sé prepara documento contra abusos litúrgicos
Retorno da Missa em Latim?
Revitalização do estudo do latim na Igreja
O Sacrifício da Missa: figuras, excelências e frutos
O Professor Alexandre Pinheiro apresenta extensamente as figuras, os símbolos, suas excelências e os frutos da missa.
O Missal de São Pio V não havia sido ab-rogado?
Sobre a tentativa do Monsenhor Annibale Bugnini de provar que o Missal de São Pio V havia sido ab-rogado
A participação protestante na fabricação da Missa Nova: uma resposta à Orientação Pastoral de Dom Fernando Arêas Rifan
Com efeito, demonstrado esse fato histórico irrefutável, tornar-se-á insustentável a defesa que Dom Rifan faz do Vaticano II e da Missa Nova, ensinando uma noção de infalibilidade contrária à natureza do Magistério e à definição do Concílio Vaticano I.
“Serão os padres diocesanos que, pela sua ação a favor do catecismo e da liturgia, poderão trabalhar a nível universal para esta restauração [da Igreja]”.
Entrevista com Louis Renaudin.
Católicos, defendam a Missa: ela é o vosso coração e o vosso sangue!
Artigo sobre a proibição das Missas públicas.
Quilômetros de vantagem da tradição
Uma das ações da Montfort tem sido apoiar aos padres que desejam celebrar a Missa Tradicional. Neste final de semana tivemos a graça de poder ajudar, das mais variadas formas, em várias dioceses, a celebração da Missa.
´A missa nova é católica?`
Tal mudança da Missa católica para um show missa dessacralizou o sacerdote e causou o êxodo de milhões de católicos para os cultos protestantes. Desse modo a pergunta do Professor protestante Siegwalt tem muito propósito: “Falta saber se a esse rito se pode chamar de Missa católica”.
O Pastor que vai e vem
É conhecida do povo brasileiro - e acredito que o mesmo ocorra em muitos outros países - a facilidade com que os políticos alteram radicalmente suas idéias, de forma repentina, e sem terem necessidade de apresentarem qualquer justificativa para a mudança. Para esses políticos não se faz necessário explicar as origens, causas ou motivos que produzem misteriosas e profundas transformações. Assim, muitas vezes os inimigos mortais de ontem são grandes aliados de hoje.
Liturgia: quem tiver olhos para ver que veja.
Nos escritos de São Pedro Julião Eymard encontramos uma alma abrasada pelo amor ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Entre tão belas meditações, encontramos uma que fazemos questão de expor aos nossos leitores.
Um segundo escopo do Motu Proprio: a reforma da reforma
A enorme difusão da obra de Monsenhor Nicola Bux, intitulada A Reforma de Bento XVI (1), dá-nos a ocasião de sair o quadro estrito da aplicação do Motu Proprio Summorum Pontifium para fazermos o ponto da situação sobre a “reforma da reforma” que o Sumo Pontífice desencadeou no domínio da liturgia e sobre a relação que, pouco a pouco, se deve estabelecer entre as duas formas da liturgia romana.
A missa nova é protestantizante
Prevenimos aos modernistas que nos lerem — e os há em grande número - que, antes de estrubucharem de raiva contra a Montfort por causa desse título acima, saibam que ele não é meu. Quem disse – além de conhecidas autoridades teológicas - que a Missa nova foi feita por Paulo VI para aproximar a Missa católica da ceia calvinista foi um amigo pessoal e muito querido de Paulo VI, e confesso modernista: Jean Guitton.
A reforma da reforma
Anunciada há vários anos, parece que agora vai afinal ser decretada a reforma da Missa Nova de Paulo VI. É a chamda “reforma da reforma”. Mais exatamente—conforme me sugeriu um velho e fiel sacerdote franciscano a “Reforma da Deforma”.
Cardeal Joseph Ratzinger: "creio que a longo prazo a Igreja romana deva ter de novo um só rito romano".
Caro Doutor Barth, agradeço-lhe cordialmente pela sua carta do dia 6 de Abril, a qual só agora encontrei tempo para responder. O senhor me pede que me esforce por uma mais ampla disponibilidade do rito romano antigo. De fato,o senhor sabe que não sou surdo atal pedido.
A Santa Sé responde aos Bispos brasileiros que se opõem à Missa de Sempre
É bem conhecida a teimosa oposição de alguns Bispos brasileiros – em geral de tendências modernistas – ao Papa Bento XVI, criando obstáculos a que sacerdotes celebrem a Missa de sempre para os fiéis qua a pedem.
Dom Nicola Bux: não existe nenhum texto na Tradição que sustente a comunhão na mão.
Dom Nicola Bux: "Considero que a posição de joelhos para receber a Comunhão é a que mais corresponde ao sentido do mistério e do sagrado."
Comunicado oficial da FSSPX sobre as próximas ordenações
O Seminário do Sagrado Coração de Jesus da Fraternidade Sacerdotal de São Pío X, quanto ao que concerne às ordenações ao sacerdócio planejadas para o dia 27 de Junho de 2009, declara (...)
Comunicado e pedidos da Montfort a seus leitores e amigos
Nós da Associação Cultural Montfort lutamos em defesa da Fé Católica, da Missa de sempre e do Papa. Não visamos nosso triunfo, mas o da Igreja Católica. Por isso, a Montfort está sempre pronta a dar apoio a todos os que, unidos ao Papa, façam algum bem.
FSSPX: Carta aberta a Dom Nicola Bux
A Montfort tem a alegria e o prazer de publicar a tradução da Carta que o Distrito da FSSPX na Itália enviou a Dom Nicola Bux, comentando seu recente livro sobre o problema litúrgico atual. A resposta da FSSPX é extremamente clara, colocando em plena luz os problemas da Nova Missa de Paulo VI. Cremos que ela ajudará muito nossos leitores ,e especialmente os sacerdotes que nos honram com sua frequência ao site Montort e que manifestam amor pela Missa de sempre.
Vitória da Missa de sempre! Vitória de Bento XVI!
Foi noticiado que no terceiro domingo do Advento, em Dezembro passado, o Cardeal Arcebispo de Paris, Presidente da Conferência Episcopal Francesa, e um dos mais duros inimigos da Missa de sempre, afinal se dobrou ante a autoridade do Papa Bento XVI: o Cardeal Vingt-Trois celebrou a Missa de sempre, em Notre Dame de Paris.
Cardeal Ratzinger:
Cardeal Ratzinger: ”Estou convencido de que a crise na Igreja, pela qual passamos hoje, é causada em grande parte pela decadência da liturgia, que às vezes é concebida de uma maneira etsi Deus non daretur [Como se Deus não existisse], isto é, que nela não importa mais se Deus existe e se Ele nos fala e nos escuta”
A Santa Missa, Sacrifício da Nova Aliança
O Motu Proprio Summorum Pontificum deu um espaço maior à celebração da Santa Missa no rito romano antigo. Essa nova situação está influenciando também a conscientização sobre o que é a Santa Missa, a celebração eucarística.
Bento XVI e a Missa romana tradicional
Reações muito diversas provocou a resposta do papa Bento XVI a um jornalista em sua recente viagem a França. Disse o papa que o motu próprio Summorum Pontificum, que liberta a missa romana de sempre do poder discricionário a que se encontrava injustamente sujeita, representa um gesto de tolerância para com um pequeno grupo de católicos apegados à forma litúrgica antiga.
Sobre o comunicado do Pe Phillipe Laguérie contra a Montfort
Fomos amargamente surpreendidos pelo comunicado do Padre Phillippe Laguérie, acusando a Monfort de ser anti clerical, de pretender infiltra-se no núcleo do IBP para dominá-lo, de esvaziar o seminário do IBP, destruindo potenciais vocações sacerdotais, de deixar Padre Perrel “sans toit e sans couvert”.
Comentatndo uma entrevista de Mons. Fellay: Balanço do Motu Proprio sobre a Missa Tradicional um ano após sua liberação
Essa entrevista revela um posicionamento de Dom Fellay, bem mais favorável ao Papa Bento XVI do que as de outros Bispos da FSSPX, como as de Dom Tissier de MalLerais e de Dom Williamson, cujas entrevistas contém frases duras e até ofensivas à pessoa do Papa, raiando por sede vacantismo prático, mesmo que oficialmente neguem serem sede vacantistas
Reforma da Liturgia: Não há volta atrás
Artigo do National Catholic Reporter mostra como, por trás da reforma da Missa promovida pelo Vaticano II e determinada por Paulo VI, o que havia era uma nova Eclesiologia. Uma nova visão teológica da Igreja. No fundo, uma nova Fé. Portanto, o Vaticano II e a Nova Missa mudaram a Fé, mudaram a Igreja. Daí, os dessstres posteriores ao Vaticano II que, segundo disse o Cardeal Pacelli, Nossa Senhora de Fátima havia predito que aconteceriam. Nossa Senhora, no Segredo revelado, prevenira que não se convocasse um Concilio. Que não se mudasse a Missa, porque isso equivaleria a um suicidio.
Uma nova bomba de Monsenhor Ranjith
Monsenhor Albert Malcolm Ranjith Pattabendige Don, digníssimo Arcebispo Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, tem se notabilizado pela firmeza, assim como pela clareza de seus pronunciamentos
Triunfo da Missa de Sempre
Domingo último, 16 de Setembro, realizou-se no Mosteiro de São Bento de São Paulo a celebração da Missa de sempre.
Reações de prelados contra a Missa Tridentina
Notei ainda como, tendo a mesma inimizade fundamental à Missa, os ‘inimigos de quem Vós [Cristo] sois tanto amigo’ manifestam publica e descaradamente o seu repúdio à Santa e milenar Missa, lançando a esmo slogans, uivos e rugidos similares
Site da CNBB não noticia a entrada em vigor, hoje, do Motu Proprio do Papa Bento XVI, que libera a Missa Tridentina
Enquanto a imprensa leiga mundial, noticia hoje, 14 de setembro, a entrada em vigor do Motu Proprio do Papa Bento XVI – Summorum Pontificum – liberando a Missa de Sempre a qualquer sacerdote qu queira celebrá-la, o site da CNBB parece desconhecer o fato, nada publicando a respeito
Os dominicanos holandeses querem celebrar Missa sem o Padre
Dominicanos Holandeses lançam uma proposta que visa subverter a ordem de qualquer Missa, nova ou velha que seja. Sempre que não houvesse padres disponíveis, os padres dominicanos propõem que uma pessoa escolhida pela comunidade presida igualmente a celebração da eucaristia.
Bis, após o Motu Proprio
Publicamos antes do Motu Proprio de Bento XVI o artigo intitulado Um Decreto papal do qual repetimos, aqui, um trecho. Colocamos entre colchetes uma complementação atualizando o artigo
O Concílio, o Novus Ordo Missae e as inovações litúrgicas sem fim
Oferecemos aos leitores do site Montfort um importante documento sobre a reforma litúrgica da qual resultou a Missa Nova de Paulo VI. Trata-se de crítica feita pelo cardeal Stikler. Esse docuemnto é de alguns anos atrás, e nos chegou às mãos numa versão em castelhano, contendo falhas. Apesar disto, nós o traduzimos, por causa de sua importânica e atualidade. Se tivermos acesso ao documento original, reveremos esta tradução, que, infelizmente, deixa a desejar
Prof. Felipe de Aquino não trouxe nada de novo
Como podem os defensores do Concilio Vaticano II e da Reforma Litúrgica de Paulo VI defenderem que houve um sepultamento de todo o passado litúrgico de 2000 anos, e, ao mesmo, tempo desdenharem da nova regra de Bento XVI – dando ampla liberdade à Missa de sempre – alegando-se que não houve nenhuma novidade?
Dossier: O Motu proprio de Bento XVI
Dossier elaborado pelo Padre Nicola Bux, teólogo do Papa Bento XVI e por seu auxiliar Padre S. Vitiello, tratado do Motu Proprio Summorum Pontificum. Este dossier contém alegações sumamente importantes sobre a não abrogação da Missa de sempre, assim como das injustiças e abusos cometidos por Bispos contra os padres que desejavam celebrar esta Missa
O Concílio Vaticano II, o Cardeal Martini e o Motu Proprio de Bento XVI
Prelados criticam o Motu Proprio em nome do Concílio Vaticano II sem jamais indicar um só artigo promulgado por aquela assembléia. Por que?
O Motu Proprio é um texto de etapa
A reforma de Paulo VI, depois de quarenta anos de uso, não tendo dado os frutos esperados, é preciso suave e pacientemente, muito mais na prática do que nos textos, passá-la por uma "reforma da reforma", que a aproximará progressivamente do uso "antigo e venerável"
Christus vincit !!! - Motu Proprio Summorum Pontificum
42 anos após o Vaticano II, depois de 38 anos de Missa Nova de Paulo VI, o Papa Bento XVI liberou a Missa de sempre dos entraves que a má vontade de certos Bispos modernistas lhe opusera. Má vontade, porque a Missa de sempre nunca foi revogada e nem proibida
Palavras de Doutrina: Em direção ao Motu Proprio
O Motu Proprio é um ato de responsabilidade pessoal do Papa que está estendendo a liberdade da Igreja
O Motu Proprio ... "o proprio il terremoto?"
A notícia de que o Papa Bento XVI vai liberar a Missa de sempre por meio de um Motu Proprio faz os modernsitas rangerem os dentes de fúria incontida, ao mesmo tempo que causa desespero nos semi modernistas em sua splendorosa falsitatis
´Ite, missa nova est!` - Padre Bux critica a Missa pós Conciliar
Às vésperas da promulgação do Motu Proprio de Bento XVI, liberando a Missa de sempre, o teólogo da Casa Pontifícia, Padre Nicola Bux publica artigo fazendo pesadas críticas à liturgia pós conciliar, afirmando que "A relação intrínseca entre Celebração eucarística e adoração após o Concílio não foi claramente compreendida"
Cardeal Castrillón Hoyos anuncia o Motu Proprio ao CELAM: Bento XVI quer que se libere a missa de sempre
Cardeal Hoyos: "Por estas razões, o Santo Padre tem a intenção de estender a toda a Igreja latina a possibilidade de celebrar a Santa Missa e os Sacramentos conforme os livros litúrgicos promulgados pelo Beato João XXIII em 1962"
E o Motu Proprio?
Muito se tem anunciado o Motu Proprio que o Papa Bento XVI promulgaria, liberando a Missa de sempre para qualquer padre rezá-la, em qualquer parte do mundo. Mas, afinal, quando ele será promulgado?
A Nova Missa: uma Liturgia frouxa para um Magistério incerto
"A nova liturgia foi um remédio? Antes nossas Igrejas estavam cheias ou vazias? Elas foram despovoadas! É evidente que isso não foi somente por causa da Missa, mas a Missa foi transformada num rito do mundo entre outros ritos e brutalizar o sagrado é uma coisa grave. Esqueceu-se o sentido de sacrifício. A eucaristia conduz à ressurreição, mas passando pela paixão e pela morte"
Ritus Romanus et Ritus Modernus - Houve Reforma litúrgica antes de Paulo VI?
Temos, hoje, a alegria de publicar um excelente artigo de Monsenhor Klaus Gamber defendendo a Missa de sempre, e mostrando o perigo da Missa Nova para a Fé. Monsenhor Klaus Gamber, uma grande autoridade em Liturgia, escreveu livros contra a Missa Nova, os quais foram elogiadas pelo então Cardeal Ratzinger
´Por muitos`. Não ´por todos`
Acaba de ser noticiado — mas, não pelo Vaticano — que a Congregação para o Culto Divino lançou um decreto [datado de 17 de Outubro passado] determinando que, nas Missas, sejam proferidas fielmente as próprias palavras da consagração empregadas por Jesus Cristo, na quinta-feira Santa, quando o Divino Mestre instituiu a Sagrada Eucaristia.
A proximidade da Missa nova de Paulo VI com a ´ceia` Luterana
Afirmações de Mons. Bugnini, do jornal L`Osservatore Romano e de Jean Guitton, amigo íntimo de Paulo VI sobre o "afastamento" da Missa nova de Paulo VI "da teologia católica da Missa"
O que dizem os protestantes sobre a Missa Nova de Paulo VI
Declarações de protestantes elogiando a Missa Nova de Paulo VI
Um decreto papal
Texto de um romance do Pe. Malachy Martin descreve quase que profeticamente a situação atual de possível liberação da Missa de S.Pio V pelo Papa
Das duas Missas, uma
Na hora em que se anuncia com insistência a possível liberação da Missa de sempre, o Padre Barthe publica um artigo bem importante, mostrando que muitas autoridades, mesmo progressistas, se opuseram à Nova Missa de Paulo VI
A apostolicidade da Eucaristia e a relação entre sacerdotes e fiéis leigos na Santa Missa
Artigo publicado no Osservatore Romano sobre a Liturgia e os atuais abusos que nela se praticam mostra como estes erros atuais já haviam sido condenados pela encíclica Mediator Dei de Pio XII e favorecem uma protestantização da Missa.
Reabilitação de D.Lefebvre e de D.Mayer?
Correm insistentes rumores — cada vez mais fundamentados — de que o Papa Bento XVI estaria para publicar um decreto anulando as excomunhões de Dom Lefebvre e de Dom Mayer, por terem sagrado Bispos, sem licença do Papa. Isto ocorreria na reunião com a Cúria, a ser realizada no próximo dia 13 de Fevereiro.
Sabedoria Romana - Entrevista do Cardeal Hoyos
Para o Cardeal Hoyos, dizer que o Vaticano II tem erros não é heresia. Criticar a Missa nova como protestantizante não é heresia. Isto é o que ficará claro com o possível decreto de acordo dos lefevristas com Bento XVI.
Na igreja dos jesuítas de Murcia - Espanha
Fiel queixa-se dos sermões mal preparados pelos sacerdotes, na Espanha.
Declarações do Cardeal Stickler sobre a Missa de S. Pio V
A Missa tridentina jamais foi proibida pelo Papa e um bispo não pode impedir qualquer sacerdote de celebrá-la
Os Frutos da Reforma Litúrgica
A reforma na liturgia causou, no período pós-conciliar, uma certa esperança, um certo otimismo de que haveria, além das conversões em massa dos protestantes pelo caráter ecumênico da nova liturgia, uma maior participação e compreensão dos fiéis e uma renovação da fé destes. Será que isso realmente ocorreu?
A Liturgia: entrevista com o Cardeal Ratzinger
O Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, acaba de publicar mais um livro: Voici quel est notre Dieu. Esta obra, como outras do mesmo Cardeal, é um livro-entrevista. O livro abarca o conjunto dos problemas da Fé e da Igreja em nossos dias.
A reforma da reforma não tardará
André Roncolato Siano A Reforma da Reforma acontecerá. Bento XVI, neste que já é um memorável reinado, trouxe às claras uma guerra sub-reptícia que há muito tempo, desde o Concílio Vaticano II, vinha sendo travada nas sombras das sacristias. E cravou em 2007 um marco decisivo nesta luta, no dia da Santa Cruz, com […]
Papa solicita que as Conferências Episcopais de língua alemã apliquem a tradução do 'pro multis'
Fonte: Secretum Meum Mihi Texto Montfort A radio vaticana divulgou hoje que o Papa Bento XVI enviou uma carta no dia 14/04/2012 exortando aos bispos presidentes das conferências episcopais de língua alemã, a aplicarem a correta tradução das palavras da consagração "pro multis" como "por muitos" e não "por todos" como consta na maioria […]
Pe.Lombardi: Papa manda dizer "por muitos", catequese deve explicar que é "por todos"
Nosso Senhor Jesus Cristo disse, na instituição da Eucaristia, que seu sacrifício seria feito "por vós e por muitos", usando palavras que já tinham sido preditas pelo profeta Isaías. A Santa Igreja repetiu por séculos essas mesmas palavras durante a Consagração do Vinho. Até mesmo a reforma litúrgica de Paulo VI manteve a mesma fórmula em sua versão […]
O "rito próprio" e a "hermenêutica da continuidade" são suficientes?
O texto abaixo foi publicado no blog "Disputationes Theologicae", mantido pelos padres Stefano Carusi e Mathieu Raffray, do Instituto do Bom Pastor. O artigo responde às especulações e críticas levantadas pela publicação misteriosa de uma carta de Monsenhor Guido Pozzo, da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei e de um relatório da visita canônica ao IBP, acontecida por ocasião […]
São Pio V, terror dos inimigos da Igreja e restaurador da Sagrada Liturgia
"Deus, qui ad conterendos Ecclesiae tuae hostes, et ad divinum cultum reparandum, beatum Piium Pontifice maximum eligere dignatus es: fac nos ipsius defendi praesidiis et ita […] Mons. Gamber: Existiu alguma reforma litúrgica antes de Paulo VI?
Apresentamos aos nossos leitores um trecho de um verdadeiro clássico na batalha pela Liturgia de sempre, a obra A Reforma da Liturgia Romana, de Monsenhor Klaus Gamber, fundador do Instituto Litúrgico de Ratisbona. Além de uma dura crítica da Reforma Litúrgica de Paulo VI e Mons. Bugnini, o livro tem o interesse de uma introdução elogiosa do então […]
A expressão 'pro multis' deve ser traduzida tal como é
... a Santa Sé decidiu que na nova tradução do Missal a expressão deve ser traduzida tal como é, e não ao mesmo tempo ser interpretada. No lugar da versão interpretada ha de colocar a simples tradução . (Destaques nossos) Apresentamos aos nossos leitores a versão em espanhol da carta do S. Padre o Papa […]
Missa Tradicional em seminário arquidiocesano nos EUA.
Fonte: Acción Litúrgica A Forma Extratordinária do Rito Romano começa a ser aprendida pelos seminaristas. Assim, no seminário da arquidiocese de Saint Paul-Minneapolis em Minnesota, Estados Unidos, foi celebrada pela primeira vez a Santa Missa com este venerável uso.
Frei Tiago: pobreza e obediência. Já outros...
Causou uma profunda perplexidade, e mesmo uma santa indignação, a expulsão de Frei Tiago de São José da diocese de Bragança Paulista, decretada por Dom Sergio Aparecido Colombo. Inicialmente estes sentimentos estavam restritos aos amigos mais próximos de Frei Tiago, como nós da Montfort. Mas, logo em seguida, eles foram contagiando muitos de Atibaia, depois […]
Visita a Dom Di Noia
Prezados amigos e leitores do site Montfort Salve Maria! Comunicamos com grande alegria que os representantes da Montfort que estiveram presentes à Peregrinação dos Fiéis Summorum Pontificum a Roma, realizada nos dias 1 a 3 de novembro, foram recebidos em audiência por sua Excia. Revdma. Dom Joseph Augustine Di Noia, Vice-Presidente da Comissão Ecclesia Dei. […]
Será lícito frequentar as Missas de Dom Tomás de Aquino, prior do Mosteiro da Santa Cruz?
Com a intensificação das negociações entre Roma e a FSSPX pela concretização de um acordo “prático-jurídico”, algumas personalidades do mundo tradicionalista confirmaram publicamente o que de longa data suspeitávamos: o espírito cismático que os conduz na ilegítima recusa de sujeição ao Romano Pontífice. Desses insurrectos declarados, Dom Tomás de Aquino, prior do Mosteiro da Santa […]
Missa Nova e a hermenêutica da ruptura
“... a reforma litúrgica <...> se aproximou das mesmas formas da liturgia da Igreja luterana” (Osservatore Romano, 13/10/1967) Introdução Muito se tem falado sobre “hermenêutica da continuidade” ou “interpretação do Concílio Vaticano II em perfeita sintonia com o magistério precedente”. Alguns, animados por uma fantasiosa noção de infalibilidade, recusam de imediato a simples […]
A ruptura litúrgica confirmada pelo Papa Paulo VI
Jean Guitton como ouvinte laico do Concilio, em 1963, com Paulo VI Em nosso artigo sobre a Missa nova e a hermenêutica da ruptura, demonstramos a intenção ecumênica que conduziu a fabricação do Novus Ordo Missae. As declarações do Papa Paulo VI, trazidas a público por seu confidente e […]Padre Claude Barthe: "fazer frutificar a liturgia tridentina para a missão da Igreja"
Padre Claude Barthe (foto: Radio Courtoisie) Peregrinação Summorum Pontificum, difusão do Motu Proprio e o papel da Liturgia Tridentina no pontificado de Francisco na entrevista à Montfort, concedida pelo Padre Barthe. Padre Barthe, como capelão da Peregrinação do Povo Summorum Pontificum deste ano de 2013, poderia nos falar de suas impressões sobre […]Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional
Hoje, na festa de São Gregório Magno, iniciamos uma pequena série de artigos sobre a origem do Rito Romano Tradicional, também conhecido como Rito Gregoriano, em honra daquele que foi um dos maiores papas da História e que tanto colaborou para a formação deste rito a ponto de merecer ter seu nome aplicado a […]
Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional - Parte 2
Formas litúrgicas tradicionais "venceram a prova do tempo, porque tinham grande valor, unindo o passado com o presente e fazendo dos católicos de hoje herdeiros dos Apóstolos". Leia também a primeira parte deste estudo. b) O introito O sacerdote recita, então, o Introito. O introito era o canto processional executado durante a procissão do clero […]
Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 3
A liturgia é para Deus elevando os homens até Ele."A liturgia tem sua própria medida,(...) a medida da revelação, de Deus mesmo" Cardeal Ratzinger. Leia também a primeira parte e a segunda parte deste estudo. c) Kyrie eleison Sabemos que até o século II, em Roma, a liturgia era rezada em grego. Atualmente o "Kyrie eleison" é a […]
Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 4
Como para as outras reformas litúrgicas surgidas sob o amparo do Concílio, interrompeu-se, ao serem estabelecidas as novas leituras, uma tradição imemorial, que remonta em sua maior parte a 1500 anos atrás, sem tê-la substituído por algo melhor. Monsenhor Klaus Gamber em A Reforma da Liturgia Romana Leia também a primeira parte, a segunda parte e a terceira parte deste estudo. […]
Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 5
O diácono ouviu no dia de sua ordenação no rito romano tradicional: "Recebe o poder de ler o Evangelho". Leia também a primeira parte, a segunda parte, a terceira parte e a quarta parte deste estudo. g) A execução do canto da epístola e do Evangelho A Igreja instituiu uma ordem especial para a leitura da Sagrada Escritura: a ordem de leitor. […]
Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 6
Alleluia, Manuscripts de l'Université de Liège, Ms. 24, fol. 2v Gradual, trato e aleluia, os cantos entre a Epístola e o Evangelho, estão entre as partes mais antigas da missa. h) O gradual, o trato e o aleluia Os cantos entre a Epístola e o Evangelho estão entre as partes mais antigas da […]Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 7
O Credo é recitado na Missa, a partir do século VI, como forma de combater as heresias i) A homilia A leitura da Sagrada Escritura seria quase sempre sem frutos se não houvesse uma explicação dela. "Ora, um anjo do Senhor, dirigindo-se a Felipe, lhe disse: Levanta-te e vai para o […]Apelo aos Sacerdotes pela Celebração da Missa Tridentina
Durante a Quaresma, faça-se da Missa Tridentina a Missa cotidiana! Nos tempos que correm perdeu-se o costume de celebrar cotidianamente a Missa, havendo ou não povo. Contra esse abandono falou Bento XVI, “recomendo aos sacerdotes a celebração diária da santa missa, mesmo sem participação de fiéis. Esta recomendação está em consonância com o valor objetivamente infinito […]
Christus vincit !!! - Motu Proprio Summorum Pontificum
Republicamos no oitavo aniversário do Motu Proprio Summorum Pontificum o jubiloso comentário de nosso fundador Professor Orlando Fedeli escrito em 7 de julho de 2007. Orlando Fedeli Publicado originalmente em 07.07.2007 Deus seja louvado!!! AMANHECEU!!! Deus amanhece devagar. Mas, afinal, amanheceu! O Papa Bento XVI liberou a Missa de sempre!!! O Papa a fez ressurgir do túmulo em que a […]