Documentos
Apresentação
'Ide e ensinai' (Mt. XXVIII,19). Esta é a ordem que Cristou deu aos apóstolos e seus sucessores. Para aprender a doutrina da Igreja com profundidade, é necessário, pois, estudar seus ensinamentos através das encíclicas e documentos dos Papas.Apresentamos nesta seção algumas das mais importantes encíclicas e coletânea de citações contra os erros e heresias de todos os tempos, mas principalmente contra os erros do Modernismo que se infiltrou na Igreja hoje.
DESTAQUES DE DOCUMENTOS
Catecismo da Santa Missa
Conheça mais profundamente os tesouros da Santa Missa.
Documento da Santa Sé sobre a clonagem humana
A Santa Sé condena o uso de células-tronco embrionárioas, mas encoraja a pesquisa com células-tronco adultas.
Instrução Redemptionis Sacramentum
Sem dúvida, pode ser alinhada entre os mais importantes pronunciamentos do Magistério do atual Papa. Mostra a necessidade de correções e fortalecimento da Liturgia Eucarística.
Divini Redemptoris
Encíclica contra o Comunismo que se propõe como fim peculiar revolucionar radicalmente a ordem social e subverter os próprios fundamentos da civilização cristã.
Ordinário da Santa Missa - São Pio V
Transcrição do ordinário da Santa Missa promulgada pelo Papa São Pio V.
A Santa Missa - uma breve explicação sobre o Santo Sacríficio
A finalidade deste pequeno trabalho é tornar mais conhecido o Sacrifício da Santa Missa tão estimado por Deus e que tem tão grande valor, expondo seu significado e as verdades que ele exprime, e que estão contidas em cada palavra e ação do sacerdote.
Motu proprio Summorum Pontificum
Documento papal liberando a Missa de São Pio V
Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização
Tal documento pretende chamar a atenção a todos os fiéis católicos sobre alguns princípios fundamentais acerca do anúncio do Evangelho nas circunstâncias actuais, esclarecendo importantes implicações de carácter antropológico, eclesiológico e ecumênico.
Carta aos católicos do mundo inteiro
Quem, entre vós, se o seu filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra? (Mt 7, 9)
Concílio Ecumênico de Trento
Neste Concílio, dogmático e infalível, foram condenadas com anátemas todas as teses reformistas dos protestantes a cerca da Fé Católica e dos Sacramentos.
Syllabus
Esta encíclica de Pio IX condena muitos erros largamente adotados em nossa época.
Mortalium Animos
Encíclica de leitura obrigatória, sobre os erros do ecumenismo.
Bula Quo Primum Tempore
Na Santa Missa "Nada jamais lhe deverá ser acrescentado, nem supresso, nem modificado", para sempre, nos diz S. Pio V em 1570.
Catecismo sobre o Modernismo
Complemento à encíclia Pascendi de São Pio X, condenando o modernismo.
Pascendi Dominici Gregis
O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - "no próprio seio da Igreja". Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc.
Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional com relação às pessoas com tendências homossexuais em vistas de sua admissão ao seminário e às ordens sagradas
Esta Instrução contém normas acerca de uma questão particular, tornada mais urgente pela situação atual, que é a questão da admissão ou não-admissão ao seminário e às ordens sagradas de candidatos que tenham tendências homossexuais profundamente arraigadas.
Bula "Ineffabilis Deus" - Dogma da Imaculada Conceição
Bula do Papa Pio IX, declara o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
Catecismo de São Pio X
Compêndio da doutrina católica escrito em 1905 pelo Papa São Pio X. Consiste de uma série de perguntas e respostas em linguagem simples as quais fornecem um conhecimento teológico básico
Mystici Corporis
Encíclica do Papa Pio XII sobre a relação entre a Igreja e Nosso Senhor Jesus Cristo
O sacramento da Penitência
Doutrina católica sobre o Sacramento da Penitência. Orações preparatórias. Exame de Consciência.
Vehementer Nos
Encíclica do Papa São Pio X sobre as relações entre a Igreja e o Estado
Carta Apostólica In Supremo
Trata da condenação à escravidão e ao comércio dos indígenas e dos negros
Motu Proprio Praestantia Scripturae
Motu Próprio de nosso Santíssimo Padre, pela Divina Providência, Papa Pio X, tratando das decisões da Comissão Pontífica encarregada do desenvolvimento dos estudos bíblicos, assim como das censuras e penas decretadas contra is que transgredirem as prescrições publicadas contra os erros modernistas.
Spe Salvi
« SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que género é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?
Bula Veritas Ipsa
Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios
Adão e Cristo: do pecado (original) à liberdade
Detemo-nos na catequese de hoje sobre as relações entre Adão e Cristo, traçadas por São Paulo na conhecida página da Carta aos Romanos (5, 12-21), na qual ele entrega à Igreja as orientações essenciais da doutrina sobre o pecado original.
Bula Quum Inter Nonnullos
Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos
De Rationibus Fidei
Apresentamos aos caros leitores uma tradução do Pe. Elílio Júnior, diretamente do latim, de um opúsculo escrito por Santo Tomás de Aquino, o maior teólogo do séc. XIII. O opúsculo intitula-se De rationibus fidei (Sobre as razões da fé), e presta-se ao esclarecimento sobre os fundamentos da nossa fé católica. A tradução será publicada em várias partes.
A liberdade explicada aos futuros Padres e à Igreja
Sexta Feira à tarde, Bento XVI foi visitar o Seminário Maior Romano, na vigília da Festa de Nossa Senhora da Confiança. Aí, ele desenvolveu uma lição memorável. Ele explicou aos seminaristas que é a liberdade, o sonho de todos os tempos realizado porém plenamente somente em Cristo.
Carta de sua Santidade Bento XVI aos bispos da Igreja Católica
A remissão da excomunhão aos quatro Bispos, consagrados no ano de 1988 pelo Arcebispo Lefebvre sem mandato da Santa Sé, por variadas razões suscitou, dentro e fora da Igreja Católica, uma discussão de tal veemência como desde há muito tempo não se tinha experiência.
Caritas in Veritate
A caridade na verdade, que Jesus Cristo testemunhou com a sua vida terrena e sobretudo com a sua morte e ressurreição, é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. O amor — « caritas » — é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz.
A Selva
Obra escrita por um dos maiores santos e doutores da Igreja e dirigida particularmente ao clero e àqueles que desejam fazer parte dele, ela é sem dúvida uma obra fundamental para a compreensão da essência e do valor do sacerdócio, uma fonte segura de recomendações e de meios para alguém se tornar um sacerdote digno e competente, santo e guarda da ciência.
Cardeal Católico Burke diz que fiéis deveriam cumprir o preceito dominical apesar do coronavírus.