RCC
Repouso no Espírito
PERGUNTA
O que é repouso no espírito ?
Faço a pergunta pois uma amiga minha participou de um retiro no qual as pessoas começaram a "falar em línguas" e a "repousar no espírito", sendo quase que forçadas a isso por uma equipe. O pior é que havia um padre que aprovava e estimulava este tipo de coisa.
Algumas pessoas dizem que "a RCC não é um movimento dentro da Igreja, mas a Igreja em movimento."- o que se pode dizer a respeito disto ?
***
Mudando totalmente de assunto, é proibido celebrar Missas em rito tridentino ? O que um sacerdote deve fazer para, a partir de um dado momento, celebrar Missas em rito tridentino?
***
--Sobre o dom das línguas e a RCC, mandei para ela todas as perguntas e respostas contidas no "Espaço do Leitor". Repassei também as instruções da CNBB, que já conhecia.
--Opinião pessoal: adoraria que o papa condenasse de vez a RCC.
Muito obrigado pela atenção.
RESPOSTA
Você tem toda a razão em desejar que o papa condene todos esses abusos e erros dos carismáticos.
Pelo que você me conta, eles até quase que forçam as pessoas a "repousarem no Espírito", e obterem o "carisma das línguas". Isso mostra que eles acreditam que tais carismas e dons, ou estados de alma extáticos podem ser obtidos por meio de métodos humanos. Então, o que eles dizem é que se pode forçar a Deus a dar esses dons e carismas. O que é um absurdo.
Deus é absolutamente livre, e concede seus dons a quem quer, como quer e quanto quer. Ninguém pode forçar Deus a conceder sua graça e seus dons.
Tudo isso mostra que esse repouso no Espírito, e esse dom de línguas, são completamente falsos.
Quanto a afirmação de que a RCC é a Igreja em movimento, isso vai diretamente contra o que disse Cristo. Nosso Senhor fundou a sua Igreja sobre a rocha, e não sobre a areia móvel. Cristo afirma que não é sábio construir sobre a areia móvel. Essa igreja em movimento é feita sobre a areia. São as dunas do deserto que se movem com o vento. E quem constrói sobre a areia, verá destruído o que construiu, e será grande a sua ruína.
Jamais foi proibida pela Igreja a celebração da Missa Tridentina, que sempre foi rezada pela Igreja.
Disse o Cardeal Ratzinger, se a Igreja proibisse o que Ela fez durante 2.000 anos, como poderia ela garantir que, aquilo que ela faz hoje, não será condenado no futuro?
Se um padre quer rezar a Missa tridentina, ele, por respeito e obediência, deve falar com o seu Bispo, que é o responsável pela Igreja, e do qual o padre é vigário.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.