Quadro de Honra
Vocês são desorientados no que diz respeito a doutrina católica
PERGUNTA
Deus abençoe a todos da montfort.
Bem sem mais delonga gostaria de dizer que mandei uma carta a algum tempo mais não me responderam creio q é porque vocês só publicam algo do interesse do site, não tenho nada contra você ou outro da montfort, mas sim contra suas atitudes e grocerias com as pessoas. li e leio varios artigos do seu site e vejo tristimente o modo como o senhor se dirije aos leigos e as autoridades eclesiais ( sacerdotes, bispos e até o Papa) não demostra respeito com ninguem, o senhor se diz tão católico é contra o aborto, contra a eutanásia, pena de morte? se o senhor é me responda umas pequenas perguntas, encontrei isso em um de suas respostas a um rapaz que defendia a toca:
"Você me fala da inquisição ser restaurada. Pois saiba que se tivesse havido Inquisição no século XX não teria sido possível Hitler, Mussolini, o nazismo, Auschwitz, o comunismo, Stalin, Mao e Fidel. E nem teriam se dado as duas gueras mundiais, e nem as clínicas assassinas que fazem abortos."
professor como resolver esses asuntos com uma nova inquisição, resovemos matança com matança?
á é mesmo se nós católicos tivessimos matado todos os comunistas não teria ocorrido o comunismo, afinal poderiamos ter matado em nome da igreja? Vejo que apesar de ser muito inteligente Prof. orlando fideli, o senhor não tem veracidade no que diz apenas ódio nas palavras em que escreve achando-se o senhor da verdade em apenas distorse a realidade e a verdade encontrada nos documentos da igreja, o senhor condena a vaticano II como se não fosse valido leia isso:
"Promulgação do concilio vaticano II. Todo o conjunto e cada um dos pontos que foram enunciados neste decreto agradaram aos padres do sacrossanto concilio. E Nós, pela autoridade Apóstolica por Cristo a Nós confiada, juntamente com os veneráveis Padres, no Espirito Santo os aprovamos, decretamos estatuimos. Ainda ordenamos que o que foi assim determinado em concilio seja promulgado para a glória de Deus.
Roma, junto de São Pedro,
no dia 21do Mês de novembro de 1964.
Eu Paulo, Bispo da Igreja católica."
não alongarei demais a conversa pois falei o principal, vejo que sei site só fala do concilio de trento, acorda tiveram mais 20 concilios, automaticamente se você não aceita o vaticano II e os demais concilios você não aceita o papa e se você não o aceita rejeita a igreja se rejeita a igreja não está em comunhão com ela nem com Cristo.
termino dizendo que não estou defendo nenhuma pastoral nem movimento mas a igreja que sai perdendo com pessoas como você que só causa desunião dentro dela com interpretações erradas.
que Maria possa está na tua frente abrindo teus olhos para a verdade.
logo logo escrevarei mais dizendo pontos que não estão em comunhão com a Igreja.
RESPOSTA
Muito respeitável e abalizado Clérigo X, ilustríssimo membro da cleresia brasileira.
Muito Reverenda Cleritude,
Salve Maria!
Considero essa perda um prejuízo para o site, e, muito mais ainda, um grave dano para a cultura eclesiástica nacional. Tendo em vista a profundidade e a originalidade de seu pensamento eu a publicaria com gosto. Mande-a de novo para mim, por favor,-- peço-lhe encarecidamente --, que a publicarei com alegria, para ilustração de todos os leitores de nosso site.
Que carta a cultura mundial foi perder!
Meu caro e muito respeitável clérigo, trato sempre os membros do clero, que me honram com suas cartas, com todo respeito devido à sua autoridade. Houve até um sacerdote que protestou contra minhas fórmulas tradicionais de tratamento para com os padres, acusando-me de ter um estilo... "engomado"...
Mesmo assim, engomarei bem -- e muito especialmente -- esta minha resposta a Vossa Cleritude. Pena que Vossa Reverenda Cleritude não me tenha informado em que ano está do seminário, se no primeiro ano, ou se já é professor de Teologia Dogmática, ou até se é reitor de seu seminário, ou coisa parecida. A profundidade e beleza de seu estilo, assim como a força de seus argumentos me deixaram tal dúvida no espírito.
Que talento sua missiva revela!
Até se parece com a do Pacheco!
Certamente Vossa Cleritude conhece bem o Pacheco do Eça. Um talento!!!
Diante de Vossa Altíssima Cleritude devo confirmar que, de fato, sou totalmente contra o aborto e contra a eutanásia, assim como sempre defendo a pena de morte, pois sigo a palavra de Cristo no Evangelho, e a doutrina da Igreja sempre a mesma durante dois mil anos, e que sempre defendeu a pena de morte.
Confesso-lhe ainda mais que não me arrependo disso, e que manterei tais princípios até a morte.
Et dans cette foi je veux vivre et mourrir, como repetia o estribilho de uma saborosa balada de François Villon.
E nessa fé quero viver e morrer.
Como vê sou um "pecador" impenitente e -- pior ainda -- que se ufana de seus "pecados" anti modernos. Um pecador inveterado.
Tendo lido e meditado sua enérgica inquirição à minha troglodítica ignorância medievalesca, desconfiei - e mais ainda - fiquei com receio de que Vossa Mui Reverente Cleritude seja a favor do aborto, e da eutanásia, e temo que lhe tenham ensinado isso em seu seminário, ou em seu catecismo muito fiel á Modernidade.
Perdoe-me esta ousadia própria de pessoas ignorantes, como me reconheço ser, pois que eu jamais estudei Filosofia ou Teologia. Jamais estudei em seminário.
Tremo e hesito então em opor-lhe um argumento, pois, em minha imensa ignorância, me sinto esmagado por seu altíssimo saber.
Mesmo assim, levando em conta sua caridade, permita-me a audácia de ousar levantar uma objeção contra sua fortíssima argumentação.
É a respeito da Inquisição e Hitler.