Política e Sociedade
Qual partido político está mais próximo da doutrina Católica?
PERGUNTA
Nome:
Márcio
Enviada em:
12/04/2006
Local:
Curitiba - PR, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Atendente Comercial Ii
Paz e Bem!!
Caros irmãos da Montfort, desejo nesta semana muitas bençãos ao trabalho de vocês, na defesa do Verdadeiro Cristianismo, aquele mantido na Santa Igreja Católica.
As perguntas que faço à vcs, são de cunho político:
- Não quero ficar alheio à política, por isso estava pensando seriamente em me filiar à algum partido;
Por muito tempo acreditei que os Partidos de Esquerda eram os verdadeiros Oásis da Verdade, infelizmente me decepcionei com o que vi. Não posso negar que tem muita gente boa em partidos de esquerda, aliás muitos amigos meus, porém esta gente boa não é suficiente para apagar a "obra" do que "a de ruim".
Minha pergunta é simples.
- Temos no Brasil algum Partido Político, que ao menos, esteja próximo aos valores da Doutrina Católica?
Sei pelo pouco que pude estudar, que a Santa Igreja, em sua Doutrina Social, condenou os 2 extremos: Comunismo/Socialismo e Capitalismo/Liberalismo.
Seria o PSDC - Partido Social Democrata Cristão, uma boa opção para um Católico?
Vcs conhecem este partido e seus dirigentes?
Vistando o sítio do partido ( http://www.psdc.org.br/), encontrei alguns dados:
Fonte: http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm
"HISTÓRIA
No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamaram de Democracia Cristã este novo pensamento político, ou seja, uma Doutrina Política democrática e fundamentada nos valores humanísticos do Cristianismo: Liberdade, Justiça e Solidariedade.
No ano de 1945, inspirado nos ideais de Adenauer e De Casperi, o Professor de Direito da USP, Cesarino Júnior, juntamente com outros companheiros, entre eles Tristão de Athaíde, fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, no dia 9 de julho, o PDC – Partido Democrata Cristão...."
Outro trecho interessante que encontrei no sítio:
Fonte:http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm
"MANIFESTO AO POVO BRASILEIRO
EUROPA 1945.
Fim da Segunda Grande Guerra Mundial.
Apenas grotescos caminhos restavam das ruas.
As cidades destruídas, eram esfinges mortas, embaçadas pela fumaça. E os homens errantes, famintos, desamparados de qualquer esperança...
Foi exatamente neste cenário de dor, agonia, descrença, ausência de futuro, desesperança, que uma nova luz iluminou o mundo: A CHAMA DA DEMOCRACIA CRISTÃ !
Inspirando-se nos valores humanísticos do Cristianismo, no testemunho do Evangelho e nos ensinamentos das Encíclicas RERUM NOVARUM de Leão XIII e QUADRAGESSIMO ANO DE PIO XII, dois homens, ADENAUER, na Alemanha e DE GASPARI, na Itália, plantaram na alma dos cidadãos do seu tempo, um novo conceito de sociedade..."
Sei que não é missão desta Associação, fazer propaganda deste ou daquele partido, apesar de ser extremamente necessário fazer apontamentos sobre o que vai contra a Doutrina Católica. Porém peço ajuda neste caso, já abandonei, felizmente, caminhos que julgava "certo", agora quero estar na trilha correta.
Pergunta:
Existem países com Partidos Católicos?
Na Paz de Cristo e no Amor de Maria!!!
Márcio
RESPOSTA
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
Muito prezado Márcio ,
Salve Maria.
Salve Maria.
Nenhum partido político é recomendável. Todos eles estão dominados pelos inimigos de Deus. Aliás, o próprio conceito de partido é ruim.
O tal partido democrata cristão é sucessor do movimento Sillon condenado por São Pio X. Na Itália, esse partido foi o grande favorecedor do socialismo. No Brasil, ele foi o partido da Ação Católica, movimento dominado pelas idéias do Modernismo e sempre foi aberto ao socialismo.
O que posso he aconselhar é que não se inscreva jamais em nenhum partido: ou você será usado por ele, ou pode entrar num mensalão qualquer. Partidos não são recomendáveis para quem quer permanecer fiel à Deus e à Igreja.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli