Neocatecumenato
Neo catecumenato, busca do Kerygma
PERGUNTA
Prezado Senhor Orlando, Salve Maria,
Gostaria de fazer algumas observações sobre o Caminho neo catecumenal.
Eu fiz parte do grupo e quando sai os catequistas vieram conversar comigo, explicaram que o caminho busca algo que a Igreja teria "perdido", e que se tratava do "Kerygma".
Kerygma, é um anúncio da salvação, segundo o neo catecumenato, era algo que a Igreja antiga tinha, ou melhor, Igreja primitiva (palavras utilizadas por eles, que causava nos que escutavam uma mudança moral, e com desaparecimento do catecumenato, segundo, esta síntese (Kerygma- Mudança de vida - Liturgia), se perde.
Visa o Caminho resgatar este kerygma perdido.
A primeira questão que levantei foi quem perdeu ou quem o teria abandonado o kerygma, e quando?
A resposta é que foi perdido no século IV nada mais.
Achei estranho a resposta, gostaria que fosse esclarecido, pois para mim, se foi perdido o kerygma (anuncio de salvação e mudança moral), a igreja ficou sem esperança e não teriam os que se converteram uma mudança moral.
Levanto esta questão pois pesquisei em alguns endereços da internet sobre o caminho e estava escrito que buscavam resgatar o kerygma perdido.
Outras duvidas tenho sobre o Caminho neo catecumenal, e estarei trazendo para que as mesmas sejam esclarecidas.
Cor Sempre Iesu, Eduardo
RESPOSTA
Muito prezado Eduardo, salve Maria.
Seu testemunho é precioso, pois que vem de uma pessoa que foi do movimento Neo Catecumenal.
A afirmação de que a Igreja perdeu algo -- o Kérigma, ou o que seja -- é inadmissível.
A Igreja Católica é santa, e é assistida continuamente pelo Espírito Santo. Ela nunca pode perder nada do que Cristo lhe deu.
Afirmar que a Igreja perdeu algo é próprio dos hereges. Ademais, o Neo Catecumenato pretender que é capaz de recuperar o que a Igreja teria perdido, equivale a colocar esse Movimento numa posição mais eminente do que a da própria Igreja, o que é próprio das seitas.
Se você tiver documentos escritos do Neo Catecumenato, afirmando essa história da perda do Kérigma pela Igreja, mande-me, que serão úteis.
Agradeço-lhe ainda qualquer outro testemunho que sirva para elucidar o que há de secreto nesse movimento. Estamos publicando, no site Montfort, um documento de um sacerdote italiano, que foi desse movimento. Ele que conta coisas incríveis a respeito da doutrina herética do NC sobre a Eucaristia, pois praticamente negam a presença real de Cristo, na hóstia consagrada.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli