História
Como é estudada a história?
PERGUNTA
Nome:
Daniel Pinto
Enviada em:
27/02/2006
Local:
Goiânia - GO, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Caros Irmãos, gostaria de tirar algumas dúvidas em relação a história, pois sei que o prof. Orlando é conhecedor da história.
1-Gostaria de saber como é estudada a história e o que prova que determinado fato aconteceu mesmo?
2-São os documentos históricos que comprova a história?
3- Há outros meios de se estudar a história, sem ser através de documentos?
4-Há um estudo que analisa se os documentos são verdadeiros ou falsos?
Desculpe-me por fazer várias perguntas, pois há professores que dizem, que os documentos históricos, foram escritos de acordo com os interesses pessoais, políticos e religiosos de quem os escreveram.
Muitos acusam a Igreja de manipular documentos a seu favor.
Ex: Sobre a inquisição, as cruzadas.
Por favor, me esclareça, como se faz uma análise da história?
Obrigado e que Deus abençõe!!!
RESPOSTA
Muito prezado Daniel,
Salve Maria.
Salve Maria.
Estuda-se História, como se estuda qualquer ciência, partindo de princípios filosóficos. O objeto da História é o conhecimento dos fatos e o de suas causas e conseqüências. Os fatos históricos são estudados através de fontes, isto é, de todo tipo de documento: papiros, pergaminhos, cartas, livros, diários, registros, tradições orais, obras de arte, etc.
Essas fontes devem ser analisadas para verificar se são autênticas e verazes. Um documento pode ser autêntico, mas pode conter uma falsidade.
Para o exame científico das fontes da História, utilizam-se dos recursos mais variados; linguísticos, lógicos, químicos, ortográficos, de estilo, etc.
Um professor de História que diga que os documentos nada comprovam, pois podem ter sido escritos por interesses pessoais, políticos, econômicos, não poderia dar aulas, pois seu diploma também é um documento histórico e poderia ter sido falsificado por interesse econômico ou político.
Um professor de História que diga que os documentos nada comprovam, pois podem ter sido escritos por interesses pessoais, políticos, econômicos, não poderia dar aulas, pois seu diploma também é um documento histórico e poderia ter sido falsificado por interesse econômico ou político.
Essa alegação desses professores é uma tolice auto destrutiva.
Você me conta outra tolice desses professores: que a Igreja manipulou os documentos históricos a seu favor.
Por que não se perguntam eles se as acusações feitas contra a Igreja -- e que eles decoram sem analisar e sem pestanejar como sapos engolem mosquitos -- não teriam sido manipuladas?
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli