Gnose

Movimento Gnóstico
PERGUNTA
Nome:
Larissa
Enviada em:
24/10/2000



Caros Colegas,

Há cerca de dois anos atrás comecei a freqüentar um "curso" do Movimento Gnóstico. Infelizmente, o freqüentei apenas por, aproximadamente, seis meses. Agora estou buscando novamente esta orientação, mas estou com grandes dificuldades de encontrá-la. Agradeceria muito se pudessem me ajudar.

Aguardo resposta. Obrigada.

Larissa.

RESPOSTA
Prezada Larissa, salve Maria.

Lamento muito que você tenha freqüentado por seis meses um curso de Gnose, e dou graças a Deus pelo fato de você ter perdido contacto com essa seita diabólica.

Aconselho-a a desistir de procurar contato com a Gnose, porque ela é a religião do demônio, e só poderá fazer mal à sua alma.

A Gnose afirma que o Criador do Mundo é mau, e que seu inimigo, que aparece na Bíblia com o nome de serpente e Lúcifer, ele seria o deus bom. A Gnose afirma que o Deus que nos criou aprisionou uma partícula divina na matéria, e que, por isso, toda matéria seria má. Deste modo, ruim ter corpo, nascer e viver. Mau seria o casamento pois permitiria aprisionar novas partículas divinas na matéria corporal. Má seria a mulher, por ser o instrumento que usaria o Deus Criador para manter a divindade presa no universo.

Como você vê, um conjunto delirante de loucuras.

Portanto, afaste-se dessa falsa religião que leva à loucura e ao suicídio. Nós não somos deuses e sim criaturas que devem servir a Deus.

Reze o terço pedindo a Nossa Senhora que a guie e defenda de erros. E procure ler um bom catecismo, para conhecer realmente a religião verdadeira, que é uma só: a Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

REPLICA
Movimento Gnóstico II
Enviada em:
02/01/2001



Caro Sr. Orlando,

Devo começar esta pedindo desculpas. Reconheço que também não fui educada o suficiente com o Sr. em minha última mensagem. Acredito que seja porque fiquei extremamente chocada com a sua primeira mensagem, pois esta me mostrou um aspecto da Gnose que ainda não havia conhecido e a linguagem foi pertubadora.

Como disse, sou uma estudiosa e não uma Sábia, por isso ainda não li tudo o sobre a Gnose, ou sobre qualquer outro assunto. Meu caminho é longo e apenas comecei a trilhá-lo.

Na noite após ler sua mensagem, comentei o assunto com meu marido, que também se chama Orlando, que concordou que o Sr. não teve muito tato em me falar a respeito deste assunto, que é tão complexo e duvidoso, mas concordou plenamente que a Gnose não poderia me ensinar nada sobre Deus e me lembrou que nas Santas escrituras está dito que o Mal falaria em nome Dele para enganar os inocentes. Concordo com vocês.

Quero continuar nosso contato porque sinto que tenho muito a aprender. E mesmo que ainda pensasse que o Sr. estivesse errado, aprendi na faculdade que devemos conhecer aquilo que nos é bom e também aquilo que não nos é bom, para podermos diferenciar um do outro quando necessário.

Sem mais, despeço-me.
Dra. Larissa

RESPOSTA
Prezada Dra. Larissa,
salve Maria.

Deus lhe conceda neste novo ano muitas graças, assim como aos seus. E a primeira dessas graças é a de se afastar totalmente da Gnose.

Não é preciso pedir-me desculpas de nada.

Seu esposo tem inteira razão no que lhe disse sobre a Gnose, que já foi combatida por Cristo nos Evangelhos, e por São Paulo em suas epístolas.

Há muito anos tenho estudado a Gnose, e minha tese de doutorado na USP foi sobre Romantismo, Gnose e Cabala.

Escrevi um livro sobre Gnose, que não publiquei, e nem sei se devo publicar, porque não quero que ele seja fonte de descaminho para quem não tenha sólida formação.

Dou cursos contra a Gnose, e tenho combatido essa religião de Satanás, no site da Montfort. Não há, nem nunca houve pior praga que a Gnose.
Afaste-se dela.

Escreva-me perguntando algo específico, que terei gosto em responder-lhe... sempre atacando a Gnose.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.