Doutrina
Poligamia no Antigo Testamento
PERGUNTA
Queria saber porque antigamente Deus permitiu que os homens tivessem mais de uma mulher?Eu acho isso um absurdo!E se eu não me engano o primeiro homem a ter duas mulheres, foi Lameque descendente de Caim, e porque então, Deus não o advertiu de que isso era errado? Porque só Moisés teve uma mulher?E porque Deus permitia que a mulher, antigamente, fosse tratada como lixo?
RESPOSTA
Data: | 15 Abril 2008 |
Muito prezada Mércia,
Salve Maria.
Isso prova que não adianta todo mundo saber ler. Não adianta haver TV e Internet. No mundo da informação, o dilúvio de informações nada ensina.
O homem do século XXI é “informado”. Mas de tal modo que a forma que lhe impõem impede que ele tenha compreensão.
Você se diz atéia... Uma pessoa atéia não crê que Deus exista. Portanto, não admite que a Bíblia seja revelada por Deus.
Você se diz atéia, mas fala e age como se acreditasse que Deus existe.
Você se diz atéia, e coloca dúvidas, dizendo que quer saber melhor o que Deus disse.
Como um atéia quer saber de Deus?
Que Babilônia em sua cabeça, minha prezada Mércia!
Graças a Deus, essa Babilônia não impediu que você perceba ter um véu – ou uma lona — sobre os olhos.
A pior cegueira é a daquele que não quer ver. Você ainda é cega, mas sabe de sua cegueira, e quer ver.
Deus seja louvado!
Passo a lhe responder sobre a questão do casamento.
O casamento é um contrato jurídico no qual um homem e uma mulher se unem, um dando-se ao outro, para propagarem a espécie humana tendo filhos.
Ao casamento, Jesus acrescentou o matrimônio como sacramento, que confere uma bênção ou graça especial aos que se casam, para que sejam fiéis, e cumpram corretamente seus deveres conjugais e familiares.
Você tem toda a razão ao defender o casamento monogâmico e indissolúvel, isto é, que o casamento tem que ser de um só homem com uma só mulher e para sempre.
Nosso Sehor Jeus Cristo mostrou aos fariseus que, a princípio, era assim, pois Deus fez um só homem e lhe deu uma só esposa. Mas que a corrupção trouxe a poligamia, o casamento de um homem com várias mulheres. Assim como há um só Deus e uma só Igreja, um só Deus e uma só religião verdadeira, deve haver um só marido com uma só esposa.
Deus não pode dizer isso para aqueles homens porque eles não compreenderiam. Como o casamento visa a procreação. Em sua decadência, eles pensavam que a poligamia não contrariava a procriação. Pelo contrário, a facilitava. Esqueciam-se eles que a procriação é um dos fins do matrimônio, mas que a poligamia contraria outras finalidades do matrimônio como a educação dos filhos e o amor mútuo de dois esposos.
Espero ter-lhe explicado claramente o certo sobre esses pontos. Não esqueça, minha cara Mércia que Deus existe, que Ele é um só, e que o casamneto exige, por vontade de Deus, que haja um só esposo com uma só esposa, indissoluvelmente unidos. Portanto, que o divórcio é condenado por Deus.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli