Doutrina
Deveres do Padrinho de Crisma
PERGUNTA
Eu gostaria de saber quais são os deveres de um padrinho de Crisma,
o que ele deve ensinar, e as obrigações que ele tem para com o afilhado
no dia a dia, os afilhados podem cobrar mais do tempo disponível do padrinho?
RESPOSTA
Prezado Leonardo, Salve Maria!
Sua pergunta é bastante interessante.
Como você sabe os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça instituídos por Jesus Cristo para a nossa santificação.
São sinais sensíveis e eficazes, pois todos os Sacramentos significam, por meio de coisas sensíveis, a graça divina que eles produzem em nossas almas.
O Sacramento do Crisma nos dá o Espírito Santo, imprime em nossa alma o caráter de soldados de Cristo. Portanto, nos faz perfeitos cristãos.
No ritual do Crisma, que é ministrado somente pelo Bispo, dá-se um tapa na face do crismando para que saiba que deve estar pronto a sofrer todas as afrontas e todas as penas pela fé e amor de Jesus Cristo.
O Bispo, então, unge a fronte do crismando com o óleo do Santo Crisma, preparado com óleo de oliveira misturado com bálsamo significando a abundância da graça que se difunde na alma do cristão para o confirmar na fé (daí o nome de Confirmação); e o bálsamo, que é aromático e preserva da corrupção, significa que o cristão fortificado por esta graça é capaz de difundir o bom aroma das virtudes cristãs, e de preservar-se da corrupção dos vícios.
Como no batismo, no Sacramento do Crisma o crismando deverá ser assistido por um padrinho do mesmo sexo, para que este lhe sirva de exemplo e com suas palavras oriente o crismado no caminho da salvação.
O padrinho de Crisma contrai um parentesco espiritual com o crismado, portanto existe uma obrigação do padrinho em assistir seu afilhado em suas necessidades, principalmente espirituais. Entretanto, o quanto do tempo disponível deverá ser dispensado ao afilhado deverá ser tanto quanto o crismado necessitar, claro seguindo o bom senso.
Esperamos tê-lo respondido,
In corde Iesu et Mariae,
André Palma.