Doutrina
Mansão dos Mortos
PERGUNTA
Salve Maria!
Amigos, venho por meio deste tirar algumas dúvidas em relação a morte(período) de Jesus e a Inquisição.
1º) Ontem, escutei a homília de um padre na qual o mesmo fez a seguinte afirmação:
Quando Jesus morreu, ele desceu ao inferno para pregar aos mortos e buscar Adão. Tudo isso aconteceu devido ao fato de Pedro*, pastor da igreja, ter negado Jesus por três vezes (Pai, Filhos e Espírito Santo).
*"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19"
O que ele disse é correto? Tem algum fundamento? Afinal, o que realmente aconteceu com Jesus nos dias entre sua morte e sua ressurreição?
Por fim, 2º)A Inquisição Protestante realmente aconteceu? Se sim, como surgiu e como se desenvolveu?
Desde já agradeço, []"s
Fernando
RESPOSTA
Prezado Fernando, salve Maria.
Mas que confusão fez esse padre!
No credo rezamos que Jesus, depois de sua morte na cruz, "desceu aos infernos".
A palavra "infernos", no Credo, está no plural, porque ela designa os lugares inferiores, isto é o purgatório, o limbo e o inferno propriamente dito.
Limbos, há dois:
o das crianças que morrem sem o batismo,
e o dos justos que morreram antes de Cristo e que, não tendo ainda sido feita a redenção, não podiam ir para o céu.
Nesse limbo dos justos que haviam morrido antes de Jesus Cristo, estavam Adão, Abraão, Moisés os santos profetas e reis e até São José. Foi a esse limbo que desceu Jesus após a sua morte, para ir lá libertar essas almas e levá-las para o céu, com Ele, na Ascensão. Isso nada tem a ver com a entrega do poder das chaves a São Pedro.
Não entendi o que você quis dizer com a expressão "Inquisição protestante". A que é que você se refere? Explique melhor a sua dúvida e o atenderei com gosto.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.