Doutrina
Evangelho de São Tomé
PERGUNTA
Prezado Sr.
Bem se diz que religião não se discute e que cada um tem o Deus que merece. Só queria registrar que se Deus tivesse a sua mesma idéia de que seria perda de tempo procurar coisas boas no meio das ruins ( exemplo do sorvete) ele já teria destruído a humanidadepois o que mais se faz neste mundo é garimpar pessoas de bem no meio de um mar de ignorância. E olhe que muitos são encontrados.
Boa Tarde.
Sem mágoas que fique cada um com seus conceitos e suas referências que julgar corretas. Para mim não é suficiente estar escrito na Bíblia, é preciso ser coerente.
RESPOSTA
Tudo o que Deus fez é bom. Nós é que usamos mal os bens que Deus bondosamente nos deu. E nós abusamos desses bens.
Você sabe que Deus fez os pássaros e os peixes no quinto "dia" da Criação.
E por que fez ele, na mesma época, os pássaros e os peixes?
Porque os pássaros representam os bons, pois que cantam a glória de Deus, e voam nos ares para o céu. E os peixes, jamais cantam, são mudos, e vivem nas profundezas do mar amargo. Por isso, os peixes simbolizam os pecadores, que não cantam louvores a Deus Nosso Senhor, e vivem na amargura do pecado.
Mas Deus criou a todos, pássaros e peixes, santos e pecadores.
Foi por isso, também, que Jesus convocou pescadores como Apóstolos, fazendo deles pescadores de homens pecadores.
O diabo, não, o diabo é chamado de caçador, pois que ele procura captar os "pássaros" -- os bons-- que voam nos céus, cantando a glória de Deus. Daí estar escrito nos Salmos: "Minha alma , como um pássaro escapou do laço do caçador" (do diabo)(PsCXXIII, 7).
Por isso, o dever de cada católico é o de "pescar" almas nos abismos do mar. O dever de cada católico é o de garimpar pepitas de ouro, isto é, de procurar, no meio da ganga dos pecados as almas dos pecadores feitas à imagem de Deus.
E é o que tenho procurado fazer em toda a minha vida, dando aulas. E mesmo agora, no site Montfort.
Mas para isso, tenho que dizer aos que não conhecem a única verdade, que só a Igreja Católica possui. Por isso não é permitido deixar "cada um com seus conceito", como você me sugere. A verdade é uma só, e, se a tenho, devo dá-la.
É o que tentei fazer com você.
Quando estiver disposto e pronto a conhecê-la, procure-me, que o ajudarei, com muita alegria no que puder.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.