Doutrina
REDEMPTIONIS SACRAMENTUM
PERGUNTA
Caro Prof. Fedeli:
Salve Maria, Regina pacis!
Escrevo-lhe novamente para primeiramente agradecer-lhe sua pronta e gentil resposta ao meu e-mail referente à Instrução REDEMPTIONIS SACRAMENTUM
Efetivamente percebe-se que há profunda e lamentável divisão na Igreja de Roma. Quanto à Instrução ouvi comentários absurdos do tipo: esta Instrução visa à Igreja católica da Europa, que está estagnada e abandonada pelos fiéis, ao contrário do que ocorre com a rica e animada liturgia da Igreja da América Latina .
Lamentável que o rito romano esteja tão empobrecido, diferentemente do que ocorre e.g. com as Igreja Católicas Orientais dos ritos maronita e melquita que não foram influenciados pela Missa Nova , nas quais podemos perceber como são diferentes na valorização e na reverência para com o sacrifício realizado na Santa Missa, bem como a fidelidade às normas litúrgicas.
Aqui em Porto Alegre, gosto de assistir as missas na Paróquia N.ª Sr.ª do Líbano (rito maronita). A última vez que estive aí em São Paulo (abril/2004), conheci a Igreja N.ª S.ª do Paraíso (rito greco-melquita) que igualmente agradou-me.
À propósito, Prof. Fedeli, gostaria que, se possível, o sr. pudesse indicar-me algumas paróquias de São Paulo nas quais é possível assistirmos a Santa Missa na linha defendida pela à Instrução REDEMPTIONIS SACRAMENTUM .
Futuramente, gostaria de participar aí em São Paulo, de algum evento patrocinado pela Associação Montfort e conhecê-lo pessoalmente.
Um abraço fraternal,
Rogério Haack.
RESPOSTA
Imagine, esse padre comentar que os decretos do Papa visam apenas o que acontece na Europa!
Isso é o cúmulo da cegueira ou do cinismo ?
Caso você venha a São Paulo, não deixe de nos procurar.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli