Defesa da Fé
Divisão do catolicismo
PERGUNTA
Queria questionar algumas informações acercas da divisão entre católicos romanos e ortodoxos dadas em resposta a algumas cartas. Enviei algumas considerações ha uns 3 ou 4 meses e não obtive resposta alguma, até o momento. Lamento a desonestidade com algumas informações manipuladas por vocês. Vocês acusam os ortodoxos de crimes dos quais eles não são culpados e querem impor a eles o que o papa Bento XVI tem dito que nós não poderemos fazer. O formato católico atual (papado, teologia, liturgia etc) é fruto de um caminho longo e nós jamais poderemos formatar os ortodoxos com uma cultura totalmente diversa da nossa. VOcês os acusam de não reconhecerem a primazia de roma (ou do papa) e isso é falso. Eles (não em absoluto é claro) a começar do patriarca ecumenico Bartolomeu I reconhecem a primazia, só não aceitam o absolutismo, que é criticado inclusive por patriarcas católicos como o melquita Gregório III e Máximo IV. Vocês dizem que os ortodoxos não aceitam o filioque como se eles o houvessem retirado do credo, enquanto sabemos que nós o acrescentamos. Ele não foi definido em concilio (de Nicéia) como vocês o afirmaram. Isso é muito desonesto. O papa Leão gravou o credo sem o filioque em grego e latim numa placa de prata (1o14). O papa Bento XVI em diversos momentos tem rezado o creio sem o filioque. Vocês falam de limbo como uma verdade de fé que eles não aceitam, e agora, nem nós, não é mesmo? Muito dos que eles não veneram, não creem, não prezam, são acrescimos nossos e não heresia deles. Vocês da Monfort prezam uma Igreja tradicional e desprezam uma Igreja tão fiel a tradição como os ortodoxos? Isso é pena. Sou católico, mas fico triste quanto denegrimos os outros paltados em manipulações que se tornam mentiras. Por que não falamos do saque de bizancio na IV cruzada, quando católicos agiram como animais? Porque não falamos de nossos cismas ocidentais? De nosso venenoso modernismo, racionalismo e etc? Se amamos a Igreja precisamos assumir tudo o que faz parte dela, suas riquezas como suas mazelas. A unidade é sim uma questão de conversão, mas não dos ortodoxos ao catolicismo romano e nem o contrario, mas uma conversão dos corações a Cristo.
Escrevo a vocês porque são parte de um grupo bem informado e propagadores de informações e opiniões que por vezes são distorcidas intencionalmente, infelizmente.
RESPOSTA
Muito prezado Rodrigo,
Salve Maria.
Você – muito desonestamente -- nos acusa de desonestidade em nossas informações e quereria que lhe respondêssemos.
Suas informações constantes desta carta é que são distorcidas e desonestas. Por exemplo, você diz que os cismáticos orientais aceitam o primado papal. Mas esconde que eles recusam o primado de jurisdição do papa aceitando apenas um primado de honra. Isso sim é escrever serpentinamente e desonestamente.
E você se afirma católico e só calunia a Igreja Católica Apostólica Romana. De católico você não tem nada.
Passe bem e não nos escreva mais por favor
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
REPLICA
Divisão do catolicismo
Pena não ver nenhuma argumentação sua. Pena não vê-lo citar uma longa referencia historica e documentada como é de vosso costume. Isso porque não há como ser referênciado quando se fala de coisas distorcidas e inexistentes. E maior pena ainda é não ve-lo depois disso reconhecer uma linha se quer. Sou católico sim, não ha o que provar. Só decidi não ser católico a custo dementiras, de força humana, de partidarismo. Amo a santa Igreja, preciso dela e não sou digno dela, mas nem por isso nego seus traços históricos de equivocos e ocilações.
Quanto ao primado, já que o sr fala muito sobre a Igreja de sempre: quando se passou a exigir uma jurisdição ecumenica, ou seja, universal? O senhor bem sabe que isso não faz tanto tempo assim. Sabe que isso vai contra conciliridade dos primeiros séculos. Não há concilio sem uma cabeça, porém a supremacia ou monarquia romana é extranho a Igreja primitiva.
Pena o senhor só publicar aquilo para o qual tem argumentos. Não sabe se dobrar. Espero que já não esteja cristalizado seu senso absolutista de triunfar e vencer. Sites que apelam a um espirito bélico, de triunfo e coação, totalmente fechados ao diálogo, não expressam o Espirito de Cristo e de seu evangelho. As formas engenhosas de golpear o "mal" com mãos humanas sempre causam uma ruina ainda maior. Tudo o que intentou infudir a fé por meio da espada não prevaleceu, só o amor é capaz de mudar o mundo.
Sei que sua certeza sobre as coisas é grande demais para ouvir esse pobre leitor que vos fala, mas seria ótimo se considerassemos que talvez nossas impressões sobre as coisas são nossas, e portanto, sujeitas a erro, mesmo em se tratando da fé reta.
Deus lhe abençoe em sua intenção de propagar a fé ortodoxa e lhe dê discernimento e coragem para a verdade.
Um homem indigno e sempre infiel